A Yamaha Booster 2023 foi lançada oficialmente nesta quinta-feira, 4 de maio, na Europa. O modelo surge como uma nova opção de mobilidade da fabricante japonesa lembrando um estilo bem conhecido no Brasil com a Mobylette, que teve retorno recente também em versão movida com eletricidade.
Em um primeiro momento, não tivemos acesso ao preço do veículo, mas a bicicleta elétrica será oferecida nas versões Booster Easy, com entregas a partir de abril, e Booster, com previsão de chegada em junho ao continente europeu. Por ora, não há expectativa de vendas do modelo no mercado brasileiro. Veja detahes em vídeo:
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Outra a apostar neste segmento, mas na China, é a Honda com a MS01, também auxiliada por pedais, além de Cub, Dax e Zoomer, inspiradas em clássicas da marca. No Brasil, a Shineray oferece a sua E-Bike para rivalizar com a nova Mobylette da Caloi.
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Até 45 km/h
Utilizando a mesma base, as diferenças entre Booster e Booster Easy estão focadas principalmente em sua velocidade final para poder atender diferentes legislações.
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Booster Easy: atinge o máximo de 25 km/h com a assistência dos pedais e motor elétrico. São cinco modos de potência: +ECO, ECO, STD, HIGH e AUTO. De acordo com a empresa, no modo ECO+ é possível autonomia de até 120 km, enquanto no HIGH, mais esportivo, esta margem cai para 60 km. Também é possível selecionar o modo ZERO, indicado para pedaladas mais rápidas em descidas.
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Booster: com velocidade máxima de 45 km/h, a Booster já é classificada como um “moped” na Europa, similar aos ciclomotores no Brasil, sendo necessário uma licença especial para condução dependendo da localidade. Os modos de pilotagem também são +ECO, ECO, STD, HIGH e AUTO, enquanto seu alcance vai a 110 km (modo +ECO) e a até 50 km (modo HIGH).
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Rodas raiadas e pneus largos
A Yamaha buscou inspiração nas cinquentinhas dos anos 80 e 90 com os pneus “fat tyre”, por isso mesmo, a Booster está equipada com pneus largos em suas rodas raiadas de 20 polegadas. Na dianteira, o modelo conta com garfo de suspensão e para-lamas, enquanto na traseira possui um bagageiro. Sua lanterna traseira é de LED, enquanto o assento, bem ao estilo bicicleta, é ajustável. Os modelos Booster estão equipados com motor PWSeries S2, de somente 2,85 kg, que rende 7,64 kgfm de torque. Sua bateria de 630Wh e 36V pode ser removida para um recarregamento remoto. No caso do painel, a Booster está equipada com tela TFT de 2,8 polegadas, enquanto a Booster Easy conta com painel LCD de 1,7 polegadas.
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Fonte: motoo