CENÁRIO AGRO LUCAS DO RIO VERDE

Workshop em Lucas do Rio Verde reúne especialistas para discutir segurança e eficiência nas operações agrícolas

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

No dia 14 de agosto, a Fazenda Zanchetin, sede da Santa Fé Aviação Agrícola, em Lucas do Rio Verde, será palco do 3º Workshop de Boas Práticas nas Operações Aéreas e Terrestres. O evento, que acontece à tarde, tem como objetivo promover a troca de experiências, atualização técnica e discussão de práticas que tornem as operações no campo mais seguras, eficientes e sustentáveis.

Com início às 13h, o workshop contará com profissionais discutindo temas centrais para a realidade de produtores rurais, operadores de aviação agrícola e estudantes da área. A programação abordará a redução de custos operacionais e o aumento da lucratividade nas aplicações terrestres e aéreas, além de destacar aspectos legais e sanitários envolvidos nas práticas agrícolas.

O engenheiro agrônomo Leandro Oltramari, do Indea, destaca que o evento será uma oportunidade única para esclarecer dúvidas sobre normas regulatórias e obrigações legais. “Falaremos da Instrução Normativa nº 2, de 2008, e do Decreto nº 1.652, de 2013, que tratam da segurança operacional, distâncias mínimas em aplicações aéreas, áreas de preservação e moradias. Esses cuidados são essenciais para garantir tanto a produtividade quanto a proteção ambiental e da saúde pública”, explicou.

Segundo Oltramari, Mato Grosso lidera o ranking nacional em número de aeronaves agrícolas, o que reforça a importância de iniciativas como esta para orientar, prevenir irregularidades e garantir o uso correto das tecnologias. “Muitos não sabem que a aplicação aérea de defensivos não é permitida a menos de 500 metros de cidades e 250 metros de moradias isoladas ou mananciais, por exemplo. Hoje, temos ferramentas que nos permitem medir isso com exatidão, e o produtor precisa estar atento para evitar penalidades”, completou.

Com valor de inscrição de R$ 100,00, o workshop é voltado a produtores rurais, profissionais do agro, técnicos, estudantes e operadores de aviação agrícola. Mais do que atualização técnica, o evento também será um espaço para fortalecer parcerias, trocar ideias e valorizar o trabalho no campo, com foco em responsabilidade, inovação e sustentabilidade.

Programação – 14 de agosto
14h às 15h – Como reduzir custos operacionais e melhorar o lucro nas operações terrestres
15h45 às 17h30 – Como reduzir custos operacionais e melhorar o lucro nas operações aéreas

Fonte: cenariomt

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.