– O deputado estadual Wilson Santos (PSD) afirmou estar “tranquilo” em relação ao seu futuro político e pretende aguardar os desdobramentos da reforma partidária que está sendo discutida em nível nacional. O parlamentar destacou que possíveis fusões, adesões e federações podem impactar o cenário político em Mato Grosso e, por isso, tomará uma decisão apenas após a definição desse novo quadro.
“Eu estou tranquilo no PSD. Haverá uma reforma partidária em nível nacional muito importante. Vamos aguardar essa reforma, são fusões, são adesões, formação de federações. Eu vou aguardar uma definição no cenário nacional, para depois tomar uma decisão em nível estadual”, declarou Wilson Santos.
Uma das movimentações em discussão é a fusão entre PSD e PSDB. O partido tucano enfrenta o risco de ser atingido pela chamada “cláusula de desempenho” a partir de 2026, o que pode comprometer sua sobrevivência. Para Wilson Santos, a possibilidade de o PSDB perder sua identidade é “lamentável”, considerando a relevância da legenda na política nacional.
“O PSDB é o partido que mais contribuiu com o Brasil nos últimos 50 anos. Um partido que fez o Estatuto das Cidades, fez o maior volume de privatizações na história do Brasil, o partido que popularizou a telefonia móvel, que criou a Lei de Responsabilidade Fiscal, que criou a Lei Kandir e consolidou o Plano Real”, ressaltou o deputado.
A cláusula de desempenho foi implementada para reduzir o número de partidos políticos no Brasil, estabelecendo exigências mínimas de votos para que as legendas tenham acesso ao fundo partidário e tempo de propaganda na TV e no rádio. Caso o PSDB não atinja esses critérios, pode acabar se fundindo com outra sigla para garantir sua continuidade.
Fonte: odocumento