Sophia @princesinhamt
Tecnologia

Washington Olivetto: o publicitĂĄrio que revolucionou a publicidade e seu impacto no mercado – o dia seguinte

2025 word2
Grupo do Whatsapp CuiabĂĄ
“Alî, alî, W/Brasil”. Bons profissionais mudam com o mercado, profissionais geniais mudam o mercado! Minha coluna de hoje fala sobre publicidade. Não poderia ser diferente, depois da partida precoce de um dos publicitários mais importantes da nossa história: Washington Olivetto.
Lembro dos bancos da universidade, quando eu  acompanhava as grandes agĂȘncias criando formas criativas e eficientes de falar com o pĂșblico-alvo sobre um produto ou serviço. Lembro de acompanhar as agĂȘncias de propaganda brasileiras sendo premiadas internacionalmente. O mundo reconhecia que o publicitĂĄrio brasileiro tinha uma astĂșcia diferenciada.
Quando estava na faculdade, nos de 1990, o cenĂĄrio da publicidade era dominado por grandes agĂȘncias que tinham uma forte presença global. Publicidade e Propaganda estava entre os cursos mais concorridos nos vestibulares pelo Brasil. AgĂȘncias como DPZ, DM9, Ogilvy & Mather, McCann, J. W. Thompson, Leo Burnett, Young & Rubicam, W/Brasil eram desejadas por qualquer profissional, ou futuro profissional como eu. Mas essas empresas se tornaram potĂȘncias muito por causa das pessoas Ă  frente delas como Nizan Guanaes (DM9DDB), Roberto Duailibi (DPZ) e Washington Olivetto (W/Brasil). 
SaĂ­ da universidade e abri minha agĂȘncia de publicidade. Lembro que umas das premissas que tĂ­nhamos vinha dos ensinamentos de Olivetto: “Ideia boa Ă© ideia simples”. Ele era conhecido nĂŁo sĂł por sua genialidade criativa, mas tambĂ©m pela constante busca de se manter atualizado sobre as mudanças, as do consumidor e as do prĂłprio mercado da publicidade.
AlĂ©m da criatividade, Olivetto ajudou a mudar a percepção da publicidade no Brasil e no mundo, posicionando o paĂ­s como uma potĂȘncia criativa no cenĂĄrio mundial. Seu legado vai alĂ©m das campanhas premiadas (e foram muitas e muitas)  – ele foi responsĂĄvel por incentivar a originalidade em um mercado que, muitas vezes, tendia a seguir fĂłrmulas previsĂ­veis. 
Nos Ășltimos anos, mesmo com as inovaçÔes tecnolĂłgicas e a transformação digital mudando o mercado da publicidade de maneira drĂĄstica, Washington Olivetto continuou a ser uma voz influente e relevante. Embora tenha se afastado da rotina de agĂȘncia, ele sempre defendeu que a essĂȘncia da boa publicidade – a capacidade de contar histĂłrias que conectam emocionalmente – continua vĂĄlida, independentemente das plataformas ou tecnologias utilizadas. 
Olivetto abraçou o uso de novas ferramentas digitais, reconhecendo a importĂąncia da internet, redes sociais e big data no desenvolvimento de campanhas mais personalizadas e segmentadas – muitos publicitĂĄrios nĂŁo vĂȘem isso atĂ© hoje. Ainda assim, manteve firme sua crença de que a criatividade e a simplicidade sĂŁo os maiores diferenciais. Ele adaptou sua experiĂȘncia e visĂŁo para o mundo digital, sempre lembrando de que, apesar dos avanços, a publicidade eficaz precisa, antes de tudo, colocar as pessoas e suas histĂłrias no centro da comunicação.
Ele, como poucos, sabia que colaborar em algo grandioso era melhor que ser criador sozinho de algo medĂ­ocre (inclusive, seu Ășltimo artigo publicado, hĂĄ poucos meses, falava sobre isso). Hoje, quando falamos do mundo da inovação, muitas dessas coisas sĂŁo premissas para o crescimento e desenvolvimento de todos os setores. NĂŁo Ă© Ă  toa que foi mentor de vĂĄrias geraçÔes. Olivetto inspirou geraçÔes de publicitĂĄrios a serem mais ousados e a buscar uma comunicação honesta e autĂȘntica. Obrigada, mestre.
A publicidade foi a base para minha carreira ser diversa, aberta para novas oportunidades, multisetorial e inovadora. Finalizo esta singela homenagem com uma frase que amo, que devo ter escrito em vĂĄrios rascunhos em cadernos ao longo de minha carreira: “Criatividade Ă© a inteligĂȘncia se divertindo”. Washington Olivetto (1951 – 2024).

Fonte: gazzconecta

Sobre o autor

Avatar de FĂĄbio Neves

FĂĄbio Neves

Jornalista DRT 0003133/MT - O universo de cada um, se resume no tamanho do seu saber. Vamos ser a mudança que, queremos ver no Mundo