âAlĂŽ, alĂŽ, W/Brasilâ. Bons profissionais mudam com o mercado, profissionais geniais mudam o mercado! Minha coluna de hoje fala sobre publicidade. NĂŁo poderia ser diferente, depois da partida precoce de um dos publicitĂĄrios mais importantes da nossa histĂłria: Washington Olivetto.
Lembro dos bancos da universidade, quando eu acompanhava as grandes agĂȘncias criando formas criativas e eficientes de falar com o pĂșblico-alvo sobre um produto ou serviço. Lembro de acompanhar as agĂȘncias de propaganda brasileiras sendo premiadas internacionalmente. O mundo reconhecia que o publicitĂĄrio brasileiro tinha uma astĂșcia diferenciada.
Quando estava na faculdade, nos de 1990, o cenĂĄrio da publicidade era dominado por grandes agĂȘncias que tinham uma forte presença global. Publicidade e Propaganda estava entre os cursos mais concorridos nos vestibulares pelo Brasil. AgĂȘncias como DPZ, DM9, Ogilvy & Mather, McCann, J. W. Thompson, Leo Burnett, Young & Rubicam, W/Brasil eram desejadas por qualquer profissional, ou futuro profissional como eu. Mas essas empresas se tornaram potĂȘncias muito por causa das pessoas Ă frente delas como Nizan Guanaes (DM9DDB), Roberto Duailibi (DPZ) e Washington Olivetto (W/Brasil).Â
SaĂ da universidade e abri minha agĂȘncia de publicidade. Lembro que umas das premissas que tĂnhamos vinha dos ensinamentos de Olivetto: âIdeia boa Ă© ideia simplesâ. Ele era conhecido nĂŁo sĂł por sua genialidade criativa, mas tambĂ©m pela constante busca de se manter atualizado sobre as mudanças, as do consumidor e as do prĂłprio mercado da publicidade.
AlĂ©m da criatividade, Olivetto ajudou a mudar a percepção da publicidade no Brasil e no mundo, posicionando o paĂs como uma potĂȘncia criativa no cenĂĄrio mundial. Seu legado vai alĂ©m das campanhas premiadas (e foram muitas e muitas) â ele foi responsĂĄvel por incentivar a originalidade em um mercado que, muitas vezes, tendia a seguir fĂłrmulas previsĂveis.Â
Nos Ășltimos anos, mesmo com as inovaçÔes tecnolĂłgicas e a transformação digital mudando o mercado da publicidade de maneira drĂĄstica, Washington Olivetto continuou a ser uma voz influente e relevante. Embora tenha se afastado da rotina de agĂȘncia, ele sempre defendeu que a essĂȘncia da boa publicidade â a capacidade de contar histĂłrias que conectam emocionalmente â continua vĂĄlida, independentemente das plataformas ou tecnologias utilizadas.Â
Olivetto abraçou o uso de novas ferramentas digitais, reconhecendo a importĂąncia da internet, redes sociais e big data no desenvolvimento de campanhas mais personalizadas e segmentadas â muitos publicitĂĄrios nĂŁo vĂȘem isso atĂ© hoje. Ainda assim, manteve firme sua crença de que a criatividade e a simplicidade sĂŁo os maiores diferenciais. Ele adaptou sua experiĂȘncia e visĂŁo para o mundo digital, sempre lembrando de que, apesar dos avanços, a publicidade eficaz precisa, antes de tudo, colocar as pessoas e suas histĂłrias no centro da comunicação.
Ele, como poucos, sabia que colaborar em algo grandioso era melhor que ser criador sozinho de algo medĂocre (inclusive, seu Ășltimo artigo publicado, hĂĄ poucos meses, falava sobre isso). Hoje, quando falamos do mundo da inovação, muitas dessas coisas sĂŁo premissas para o crescimento e desenvolvimento de todos os setores. NĂŁo Ă© Ă toa que foi mentor de vĂĄrias geraçÔes. Olivetto inspirou geraçÔes de publicitĂĄrios a serem mais ousados e a buscar uma comunicação honesta e autĂȘntica. Obrigada, mestre.
A publicidade foi a base para minha carreira ser diversa, aberta para novas oportunidades, multisetorial e inovadora. Finalizo esta singela homenagem com uma frase que amo, que devo ter escrito em vĂĄrios rascunhos em cadernos ao longo de minha carreira: âCriatividade Ă© a inteligĂȘncia se divertindoâ. Washington Olivetto (1951 â 2024).
Fonte: gazzconecta