VW Nivus vai morrer? SUV pode virar um T-Roc com motor híbrido
O futuro do VW Nivus pode ser virar um T-Roc híbrido no Brasil. Entenda os planos da Volkswagen para unificar os SUVs e o novo motor.
O futuro do VW Nivus, um dos SUVs mais queridos do Brasil, pode estar prestes a mudar radicalmente. Em uma declaração recente, o CEO global da Volkswagen, Thomas Schäfer, deu a entender que o SUV cupê nacional e o europeu T-Roc podem se tornar um único carro na próxima geração.
A princípio, a confusão começou após uma fala do executivo ao site britânico Autocar, que foi interpretada como uma antecipação dos planos da marca.
A possibilidade já havia sido levantada pelo site Mobiauto. Acompanhe o Garagem360 e entenda essa história!
O que o futuro reserva para o VW Nivus?
A principal pista sobre o futuro do VW Nivus veio de um aparente deslize do chefão da Volkswagen. Ao falar sobre o desenvolvimento de um novo motor híbrido, Schäfer afirmou que “o T-Roc é feito na América do Sul para a América do Sul“. Como sabemos, o carro fabricado aqui é o Nivus, produzido em São Bernardo do Campo (SP).
Logo, o ato falho reforça a teoria de que a Volkswagen planeja unificar os dois SUVs em um projeto global. Com isso, a próxima geração do Nivus seria, na verdade, o novo T-Roc, que já foi até flagrado em testes no Brasil.
O protótipo, inclusive, roda sobre uma plataforma mais moderna (MQB 37), a mesma do Golf europeu, indicando que o novo carro será mais robusto e espaçoso.
E como será esse novo motor híbrido da Volkswagen?
A outra grande novidade confirmada pela marca é o desenvolvimento de um novo sistema híbrido para o Brasil e outros mercados da América Latina. Segundo o CEO, a demanda por carros híbridos (HEV) está crescendo no mundo todo, e a Volkswagen não quer ficar para trás.
Ainda não há detalhes oficiais, mas tudo indica que a VW pode adotar um sistema chamado “MHEV Plus”, ou eTSI Plus. Seria um híbrido leve mais avançado, capaz de mover o carro em modo 100% elétrico por curtas distâncias, algo parecido com o que a Stellantis faz com seu sistema Bio-Hybrid.
Principais componentes do possível sistema eTSI Plus
Essa nova tecnologia combina um motor a combustão com componentes elétricos para otimizar o consumo e o desempenho. Inicialmente, o sistema seria formado por quatro partes principais.
- Motor Elétrico (PTG): com cerca de 24 cv, ele ajuda o motor principal nas acelerações e pode mover o carro sozinho em manobras ou no trânsito leve.
- Bateria de 1,7 kWh: uma pequena bateria que armazena a energia recuperada nas frenagens para alimentar o motor elétrico.
- Superalternador (BAS): sistema mais moderno e robusto que substitui o alternador e o motor de partida convencionais.
- Frenagem Regenerativa (iBRS): sistema inteligente que aproveita a energia das desacelerações para recarregar a bateria, diminuindo até o uso do freio comum.
Ainda que nada esteja confirmado oficialmente, os indícios são fortes. Assim, o VW Nivus que conhecemos deve passar por uma grande evolução, se tornando um carro maior, mais tecnológico e, finalmente, híbrido, possivelmente rebatizado como T-Roc para seguir uma estratégia global da marca.
Enfim, o que acha dessa mudança? Prefere o VW Nivus como ele é hoje ou gostaria de ver um T-Roc híbrido no lugar?
Veja na sequência: Volkswagen ataca reinado da Toyota e confirma seu primeiro carro híbrido igual ao Corolla
Escrito por
Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fez da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.
Escrito por
Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fez da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.
Fonte: garagem360