Um voo da American Airlines que partiu de San Juan, em Porto Rico, com destino a Dallas, nos Estados Unidos, precisou retornar ao aeroporto de origem após uma passageira interpretar uma mensagem de texto como ameaça à segurança da aeronave. O caso ocorreu no dia 3 de julho.
A passageira alertou a tripulação ao ver um outro ocupante do voo receber uma mensagem com a sigla “RIP”, expressão em inglês para “descanse em paz”. Ela interpretou o conteúdo como indício de uma ameaça e relatou o caso a um comissário de bordo, que seguiu os protocolos de segurança e repassou a informação ao piloto.
Cerca de 30 minutos após a decolagem, o voo AA1847 retornou ao Aeroporto Internacional Luis Muñoz Marín, em Isla Verde. Ao pousar, o avião foi inspecionado pelas autoridades locais e pela Administração de Segurança no Transporte dos Estados Unidos (TSA, sua sigla em inglês).

Ao ser entrevistado, o passageiro que recebeu a mensagem explicou que havia perdido um familiar no dia anterior e que a mensagem, na verdade, se referia ao falecimento, que era justamente o motivo pelo qual ele estava viajando.
Após a verificação e confirmação de que não havia qualquer ameaça real, o voo com 193 passageiros foi autorizado a decolar novamente.
Em nota, a administradora do aeroporto, Aerostar, afirmou que o caso se tratou de “uma confusão que foi manejada conforme os protocolos de segurança” e reiterou que qualquer alerta é tratado com seriedade, independentemente das circunstâncias.
A American Airlines também confirmou o caso ao USA Today e destacou que a aeronave pousou com segurança, sendo liberada para retomar a rota após as checagens. “Segurança e proteção são nossas principais prioridades e pedimos desculpas aos nossos clientes pelo inconveniente”, afirmou a companhia aérea.
Fonte: viagemeturismo