A aposta no Volkswagen Tera é alta. A reportagem de AUTOO esteve na fábrica da marca alemã em Taubaté (SP), com presença de autoridades e altos executivos para a cerimônia do início da produção do novo crossover que vai começar a ser vendido no primeiro semestre.Entre vários preparativos que estão em curso estão as mudanças na linha do hatch compacto Polo.
VEJA TAMBÉM:
Niguém quer dar detalhes sobre o assunto por enquanto, antes do lançamento que vai acontecer nas próximas semanas. Mas conseguimos perguntar para o Presidente e CEO da Volkswagen do Brasil, Ciro Possobom, sobre as possíveis mudanças na linha do Polo para a chegada do Tera. A resposta foi curta, mas afirmativa. “Sim, deve ter alguma pequena alteração na linha do Polo”.
Receba notícias quentes sobre carros em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do AUTOO.
Tera contará com quatro versões
Imagem: Divulgação
Hoje em dia, o Volkswagen Polo tem a versão Track como a básica, a partir de R$ 95.790. É a que mais vende e tem sido um sucesso no mercado. Portanto, deve continuar firme e forte. Porém, pelo menos a versão TSI (R$ 111.490), com motor 1.0 turboflex, de 116 cv e câmbio manual de cinco marchas, já corre risco de deixar de ser oferecida para abrir espaço para o Tera com o mesmo conjunto mecânico.
Esta versão do Tera com motor 1.0 turboflex e câmbio manual vai precisar ser mais em conta, ou ter valor muito próximo dos principais concorrentes hoje em dia, o Fiat Pulse Drive 1.3 MT (R$ 107.990) e o Renault Kardian Evolution MT (R$ 106.990).
Além disso, a versão esportiva GTS (R$ 158.590) já não é mais encontrada nas lojas, como já chegamos a apurar nas concessionárias. Não por causa do Tera, mas pelo Nivus GTS que está prestes a ser lançado com motor 1.4 turboflex de 150 cv. Ainda é possível que exista uma ou outra unidade no estoque, mas a produção do Polo GTS acabou.
Portanto, a linha Polo deve diminuir um pouco com a chegada do Tera, que terá a versão mais em conta com motor 1.0 aspirado e câmbio manual de cinco marchas, assim como foram os antecessores Gol e Up!, que também foram montados em Taubaté (SP).
A versão básica do Tera poderá beirar os R$ 100 mil, algo como R$ 99.990 para não ter os três dígitos iniciais dos dois principais rivais da Fiat e da Renault. Ao todo, espera-se que o novo crossover da Volkswagen tenha quatro versões (MPI, TSI, Comfort e High). As duas mais equipadas com câmbio automático de seis marchas, o mesmo do Polo.
O Volkswagen Tera será exportado para 25 países. É o quarto novo produto de outros 16 que chegarão ao Brasil até 2028. Instalaram 347 novos robôs para a fabricação do crossover, adaptaram a linha para pintura da carroceria em dois tons, entre várias mudanças na questão de logística e outros departamentos.
Imagem: Divulgação
Fonte: autoo