Volkswagen aposta em híbridos e trará sistema inovador ao Brasil
A Volkswagen muda sua estratégia global e passa a focar em veículos híbridos. Saiba mais sobre a nova tecnologia 1.5 TSI evo2, a produção no Brasil e como a montadora planeja eletrificar modelos como Nivus e T-Cross.
A Volkswagen está ajustando sua estratégia global de eletrificação e reconheceu a importância dos veículos híbridos como uma solução crucial para a transição energética. Em vez de focar apenas em carros 100% elétricos, a montadora alemã agora investe no desenvolvimento de sistemas híbridos sofisticados, ideais para mercados com infraestrutura ainda limitada para VEs, como é o caso do Brasil.
Volkswagen aposta em híbridos e trará sistema inovador ao Brasil
O primeiro modelo a receber essa nova tecnologia é o T-Roc, SUV consolidado na Europa. Ele passa a ser oferecido em duas configurações: híbrida leve (MHEV) e híbrida plena (HEV), ambas equipadas com o inovador motor 1.5 TSI evo2.
O motor 1.5 TSI evo2 é uma verdadeira usina de tecnologia. Ele utiliza o eficiente ciclo Miller, turbo de geometria variável e desativação de cilindros para otimizar o consumo. Na versão híbrida leve, um gerador de partida de 48V substitui o alternador, recuperando energia durante as frenagens e auxiliando nas arrancadas.
Já na versão híbrida plena, o motor a combustão é acoplado a um módulo elétrico integrado à transmissão de dupla embreagem, permitindo que o carro se mova em modo totalmente elétrico em curtas distâncias, reduzindo significativamente o consumo e as emissões.

Fabricação nacional
A relevância dessa tecnologia para o Brasil é ainda maior, já que a produção do motor 1.5 TSI está confirmada para a fábrica da Volkswagen em São Carlos, no estado de São Paulo. Isso aumenta as chances de que o conjunto híbrido seja adaptado para modelos populares no mercado brasileiro, como o Nivus e o T-Cross, utilizando a nova plataforma MQB Hybrid.
O investimento em híbridos e a nacionalização da produção reforçam o compromisso da Volkswagen com o mercado brasileiro. A estratégia visa posicionar a marca em uma faixa intermediária entre os veículos 100% elétricos, ainda caros, e os motores a combustão, que estão em declínio.
O que você acha da aposta da Volkswagen em híbridos para o mercado brasileiro? Acredita que os carros híbridos são a melhor solução para o país? Deixe sua opinião nos comentários!
Leia aqui: Volkswagen aposta em SUV elétrico acessível com o novo ID. CROSS
Escrito por
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.
Escrito por
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.
Fonte: garagem360