Carros & Motos

Volkswagen demite 160 funcionários e planeja encerrar produção de carro elétrico em fábrica nos Estados Unidos

2025 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

A Volkswagen anunciou uma decisão difícil: a demissão de 160 funcionários e a interrupção da produção de seu SUV elétrico, o ID.4, na fábrica de Chattanooga, no Tennessee. A medida, que entra em vigor no final de outubro, é uma resposta à queda nas vendas do veículo.

Volkswagen demite 160 e planeja interromper produção de carro elétrico em fábrica nos EUA

Segundo a montadora, a decisão foi “motivada pelo mercado”. No trimestre de abril a junho, as vendas do ID.4 despencaram 65% em relação ao ano anterior, com menos de 2.000 unidades vendidas.

A VW atribuiu o resultado a um “ambiente desafiador”, que inclui a concorrência acirrada e a mudança nas regras de incentivos fiscais para carros elétricos nos Estados Unidos.

2025 word2
Volkswagen demite 160 e planeja interromper produção de carro elétrico em fábrica nos EUA – Foto: Divulgação

A situação do ID.4 se agravou em janeiro, quando o veículo deixou de se qualificar para um crédito fiscal federal de US$ 7.500 (cerca de R$ 40.500). A mudança ocorreu após o governo americano intensificar os requisitos de fornecimento doméstico de componentes de bateria, o que afetou diretamente o custo final para o consumidor.


Compromisso mantido, mas incertezas no ar

Apesar das demissões, a Volkswagen reforçou seu compromisso com o futuro elétrico. “Este ajuste não altera de forma alguma nosso compromisso com o ID.4, nosso crescente portfólio de veículos elétricos ou nosso compromisso com nossa equipe em Chattanooga”, afirmou o porta-voz da empresa, Michael Lowder.

Volkswagen ID.4 - Foto: DivulgaçãoVolkswagen ID.4 - Foto: Divulgação
Volkswagen ID.4 – Foto: Divulgação

Os funcionários afetados receberão um complemento do seguro-desemprego para garantir 80% de seu salário base, além de manterem os benefícios. A montadora, que emprega mais de 4.000 pessoas na fábrica, não informou por quanto tempo a interrupção da produção e as demissões temporárias devem durar.

Leia aqui: Dúvida séria: VW Kombi a combustão ou elétrica?


Entrar no canal do Whatsapp

Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

Fonte: garagem360

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.