Após 23 anos de trajetória, o Volkswagen Touareg deve sair de cena. A marca alemã estaria preparando o encerramento da produção do SUV em 2026, sem previsão de um sucessor direto. A decisão, ainda não confirmada oficialmente pela montadora, faz parte de uma reestruturação estratégica para priorizar modelos mais acessíveis e de alto volume, segmentos que oferecem maior retorno financeiro.
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A informação é do site britânico Autocar, que cita fontes ligadas à matriz da Volkswagen em Wolfsburg. O movimento está alinhado à meta da empresa de enxugar sua linha global e concentrar esforços nos veículos com melhor desempenho de vendas. Procurada, a Volkswagen ainda não se pronunciou oficialmente sobre o tema. No Brasil, o Touareg deixou de ser vendido em 2019.
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Um SUV que marcou época
Imagem: Divulgação
Apresentado em 2002, o Touareg foi um dos projetos mais ambiciosos da Volkswagen no início dos anos 2000. Desenvolvido como um “irmão” do Porsche Cayenne, com quem compartilhou plataforma e engenharia, o modelo foi uma aposta pessoal do então presidente do grupo, Ferdinand Piëch, para posicionar a a marca em um patamar mais premium.
Além de ampliar a presença da marca no mercado global, o Touareg teve papel-chave na partilha dos custos de desenvolvimento com o Cayenne, que mais tarde se tornaria um dos maiores sucessos da Porsche.
A segunda geração chegou ao mercado em 2010, seguida pela terceira e atual lançada em 2018. Essa última nunca foi vendida na América do Norte, mas segue em comercialização em mercados como Europa, Ásia e Oriente Médio.
Com plataforma MLB Evo, o Touareg divide sua base com modelos como Audi Q7 e Q8, Bentley Bentayga e Lamborghini Urus. A última atualização do modelo ocorreu em 2023. Se a produção for mesmo encerrada em 2026, o SUV terá seguido o mesmo ciclo de oito anos de suas gerações anteriores.
VW sai de cena, Audi e Porsche assumem
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A retirada do Touareg representa também a saída definitiva da Volkswagen do segmento de SUVs de luxo. Marcas irmãs do grupo, como Audi e Porsche, deverão continuar atendendo esse nicho.
Já a VW passa a direcionar sua atenção a modelos de maior volume, como o Tiguan, atualmente o carro mais vendido da marca no mundo.
Para os consumidores que buscam um SUV maior, a marca aposta no Tayron, versão europeia do Tiguan norte-americano. Menor e menos sofisticado que o Touareg, o Tayron oferece opção de sete lugares e um bom pacote de tecnologia, preenchendo parcialmente a lacuna deixada pelo modelo premium.
Modelos maiores como Terramont e Talagon, ambos construídos sobre a base MQB, devem assumir o papel de SUVs topo de linha dentro da nova estratégia da marca. O mesmo já havia ocorrido nos EUA, onde o Atlas (versão americana do Terramont) substituiu o Touareg após sua saída do mercado em 2017, motivada pelas vendas baixas.
A reestruturação não afeta apenas o Touareg. Segundo fontes da imprensa europeia, o SUV elétrico ID.5, lançado em 2021, também deve sair de linha após uma única geração. O modelo não atingiu o desempenho esperado e ficará em produção até 2027, perdendo espaço para o ID.4, seu “irmão” mais acessível, que receberá uma reestilização no próximo ano.
Além disso, a Volkswagen teria abandonado o projeto de uma minivan elétrica compacta baseada na plataforma MEB, que substituiria a Touran. O plano era criar uma alternativa menor e mais barata ao ID. Buzz, mas a ideia foi descartada diante da preferência do mercado por SUVs e crossovers.
Com o centro de desenvolvimento em Braunschweig operando no limite da capacidade, os investimentos estão sendo redirecionados para projetos prioritários, como o sucessor elétrico do Golf, um modelo-chave na próxima fase da mobilidade da marca.
Fonte: autoo