Os fãs de esportivos da Volkswagen poder ter uma boa surpresa em breve. É que a marca alemã deve estar preparando a transição da lendária sigla GTI para a ser usada no lugar da GTX que está nas versões mais quentes dos SUVs elétricos ID.4 e ID.5.
No Brasil, o Golf GTI foi vendido oficialmente desde 1994, trazido do México, e deixou de ser oferecido no final de 2019, quando a produção em São José dos Pinhais (PR) foi encerrada. Antes disso, tivemos o Gol GTI, primeiro modelo nacional com injeção eletrônica, apresentado no Salão do Automóvel de 1988. Houve, também, algumas raras unidades da Parati GTI.Ao redor do mundo, a sigla foi usada em diversos modelos, como Polo e Scirocco.
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Não resta dúvida de que a Volkswagen está caminhando a passos largos para a eletrificação do seu portifólio na Europa, mas não quer perder o apelo e a tradição das siglas GTI e R. O CEO da marca alemã, Thomas Schäfer, disse no ano passado que ambas as siglas continuarão sendo usadas.
![Sigla Gti Com Um Raio No Lugar Do Sigla GTI com um raio no lugar do](https://media.diadeajudar.com.br/wp-content/uploads/2023/08/02142213/gti20siglaabre1s_02082023_75383_960_720.jpg)
Agora, no dia 25 de julho último, apareceu um registro de marca registrada no DPMA ( (Deutsche Patent- und Markenamt / German Patent and Trademark Office) que mostra um logotipo GTI atualizado. Enquanto o “G” e o “T” parecem praticamente inalterados, o “I” deu lugar a um raio. É uma mudança previsível, mas legal, embora seja improvável que se materialize em um futuro próximo.
Sabe-se que a versão elétrica do novo Golf está em testes, mas a versão esportiva deverá ser lançada apenas dentro de cinco anos . Entretanto, existe a possibilidade de aparecer outro esportivo elétrico. Em 2025 entra em produção o hatch compacto ID.2, que tem boas chances de reinaugurar a sigla GTI.
O membro do Conselho de Desenvolvimento Técnico da VW, Kai Grünitz, já disse que um derivado mais esportivo do ID.2all pronto para produção está em desenvolvimento. Vale lembrar que o ID.2 conceitual tem tração traseira e motor de 223 cv, potência para acelerar de 0 a 100 km/h em menos de 7 segundos.
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Fonte: autoo