Menos de três meses após estrear no mercado brasileiro, o Volkswagen Tera já passa por seu primeiro reajuste de preços. Produzido em Taubaté (SP) e posicionado entre o Polo e os SUVs Nivus e T-Cross, o modelo agora parte de R$ 105.890 na configuração 1.0 MPI e chega a R$ 141.890 na versão High TSI, acréscimo de R$ 1.900 aplicado a todas as versões.
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Confira como ficaram os preços:
• VW Tera MPI – de R$ 103.990 para R$ 105.890
• VW Tera TSI MT – de R$ 116.990 para R$ 118.890
• VW Tera Comfort TSI AT6 – de R$ 126.990 para R$ 128.890
• VW Tera High TSI AT6 – de R$ 139.990 para R$ 141.890
O aumento chama atenção por ir na contramão da estratégia de várias montadoras, que estão reduzindo valores ou oferecendo descontos impulsionados pelo IPI Verde e pelo programa Carro Sustentável.
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Até a própria Volkswagen já anunciou cortes em modelos como Polo, Virtus, Nivus e T-Cross, mas o crossover compacto recém-lançado ficou de fora.
Na comparação com rivais diretos, a nova tabela amplia a diferença de preços. O Fiat Pulse, que voltou a oferecer a versão 1.3 aspirada manual por R$ 98.990, custa R$ 6.900 a menos que o Tera de entrada.
Já na faixa intermediária, o Tera 170 TSI manual (R$ 118.890) fica R$ 6.200 acima do Renault Kardian Evolution 1.0 Turbo manual (R$ 112.690).
Equipamentos do Tera
Imagem: Divulgação
Entre os equipamentos, o SUV traz de série em todas as versões alerta de colisão com frenagem automática, central multimídia VW Play com tela de 10” e painel de instrumentos digital, de 8” nas versões até a Comfort e de 10,25” na High. O pacote estético Outfit, antes oferecido como The Town Edition, deixou de ser disponibilizado.
A gama mecânica é formada por quatro versões e dois conjuntos de motor. O 1.0 MPI aspirado entrega 77/84 cv e 9,4/10,3 kgfm, sempre com câmbio manual de 5 marchas.
O 170 TSI, com motor 1.0 turbo de 109/116 cv e 16,8 kgfm, pode ser combinado ao mesmo câmbio manual ou, a partir da Comfort TSI, a uma transmissão automática Aisin de seis marchas, configuração mantida no topo de linha.
Com 4.151 mm de comprimento, 1.777 mm de largura, 1.504 mm de altura e entre-eixos de 2.566 mm, o Tera oferece porta-malas para 350 litros (padrão VDA) e disputa espaço no segmento de SUVs compactos, mas já enfrenta a pressão dos preços mais competitivos de seus concorrentes.
Imagem: Divulgação
Fonte: autoo