A Volkswagen segue com planos de ter novidades no mercado que tenham apelo e ajudem a marca a ter nelhores resultados, principalmente na Europa. Assim conforme o site AutoCar Ăndia, um desses novos modelos serĂĄ um SUV compacto 100% elĂ©trico que serĂĄ apresentado durante o SalĂŁo de Munique (Alemnha), em setembro de 2025. Trata-se de um derivado do hatch ID.2, cujo inĂcio da produção acontecerĂĄ na mesma Ă©poca.
VEJA TAMBĂM:
A conversa da publicação indiana foi com o chefe de P&D da matriz da Volkswagen, Kai Grunitz,  que disse que o novo SUV elĂ©trico  serĂĄ o âponto de partidaâ para uma nova era para a VW, âporque os clientes verĂŁo que houve uma mudança, e uma mudança muito maior do que o esperadoâ.Â
O chefe de P&D tambĂ©m confirmou âgrandes melhoriasâ de 2026 para a atual linha ID de EVs, incluindo um visual totalmente novo que estĂĄ âvoltando para onde viemosâ, bem como melhorias nos custos da bateria e desempenho geral e nova funcionalidade.
Receba notĂcias quentes sobre carros em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do AUTOO.
Novo GTI elétrico

magem: Divulgação
Uma versĂŁo esportiva GTI do ID.2 tambĂ©m estĂĄ prevista, de acordo com Grunitz, que comentou que embora seja âfĂĄcilâ adicionar desempenho a carros elĂ©tricos, Ă© mais difĂcil adicionar aquele âDNAâ GTI; o material que tornou os Golf GTIs excelentes no passado. No entanto, ele tambĂ©m afirmou que o novo ID2 GTI tem âideias que o surpreenderĂŁoâ. O primeiro GTI elĂ©trico serĂĄ revelado em 2026.
Com as normas de emissĂ”es cada vez mais rĂgidas, alguns modelos da Volkswagen terĂŁo que ser descontinuados. Embora ele nĂŁo tenha confirmado quais modelos desapareceriam, ele disse que o Polo nĂŁo seria um deles.Â
Falando sobre investir em arquiteturas paralelas â como o MQB para modelos com motor de combustĂŁo e o MEB para elĂ©tricos â Grunitz disse que foi um âgrande esforçoâ. No entanto, nĂŁo hĂĄ uma data final para a arquitetura MQB, pois as vendas de EV nĂŁo foram como o previsto. De fato, Grunitz disse que era possĂvel que a VW pudesse integrar motores elĂ©tricos a ela mais uma vez como parte das opçÔes na mesa para seu desenvolvimento.
AlĂ©m disso, ainda conforme o Autocar Ăndia, o chefe de vendas e marketing da VW, Martin Sander, disse que, no final das contas, âera melhor para os clientesâ ter arquiteturas dedicadas para as diferentes tecnologias, mas, Ă medida que a empresa olhava para a prĂłxima geração, â[nĂłs] temos que encontrar uma maneira muito inteligente de manter os recursos [individuais], mas tambĂ©m usar componentes em todas as plataformas de forma inteligenteâ.

Imagem: Divulgação
Â
Fonte: autoo