No sábado, 24 de maio, o MASP – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand e a Spcine promovem uma sessão especial em homenagem ao cineasta Cacá Diegues, falecido em fevereiro deste ano. A programação integra a Virada Cultural 2025 e o filme será exibido no vão livre do museu.
O filme que abre a sessão é “Cinco Vezes Favela” (1962), um dos marcos do Cinema Novo. A obra apresenta cinco histórias, dirigidas por diferentes diretores. A história de Cacá se chama “Escola de Samba, Alegria de Viver”, e conta sobre um jovem que assume a liderança de uma escola de samba às vésperas do Carnaval. O curta tem participação de Abdias Nascimento.

Na mesma sessão, será exibido “Deus é Brasileiro” (2003), onde Deus, interpretado por Antônio Fagundes, está cansado de tantos erros cometidos pela humanidade e resolve tirar férias.
O terceiro filme é “Dias melhores Virão” (1989), centrado na história de uma dubladora que sonha em ser atriz de Hollywood. Entre fantasias e realidade, ela conversa com a atriz americana que ela dubla e com o fantasma de um antigo namorado. A participação de Rita Lee é um destaque na obra.
O último filme da Sessão especial Cacá Diegues será o clássico “Bye Bye Brasil” (1979), que acompanha a trajetória de três artistas de teatro mambembe que cruzam o país com a Caravana Rolidei, apresentando espetáculos em regiões onde a televisão ainda não chegou. O longa é considerado um dos 100 melhores filmes brasileiros pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema.
EXPOSIÇÕES
Durante o fim de semana da Virada Cultural, o público poderá visitar 12 exposições em cartaz no MASP. No sábado, 24 de maio, o horário para visitação será estendido: das 10h à meia-noite, com entrada gratuita mediante reserva de ingressos no site do museu (última entrada às 23h). No domingo, o funcionamento segue o horário regular, das 10h às 18h, com entrada até às 17h.

Para quem planeja ver as exposições no Edifício Lina Bo Bardi, estarão em cartaz: A Ecologia de Monet; Frans Krajcberg: reencontrar a árvore; Hulda Guzmán: frutas milagrosas; Mulheres Atingidas por Barragens: bordando direitos; Sala de Vídeo: Inuk Silis Høegh; e Acervo em Transformação – mostra de longa duração que reúne obras do acervo do museu.
Já no Vão Livre, o público encontrará a instalação interativa O Outro, eu e os outros, do artista colombiano Iván Argote.
No Edifício Pietro Maria Bardi, será possível conferir: Isaac Julien: Lina Bo Bardi — Um maravilhoso emaranhado; Artes da África; Geometrias; Renoir e Histórias do MASP.
Um único ingresso dá acesso a todas as exposições.
SERVIÇO
Virada Cultural 2025
Onde? MASP – Av. Paulista, 1578 – Bela Vista, São Paulo, SP
Quando? Sábado, 24 de maio das 10h à meia-noite (entrada até as 23h) e domingo, 25 de maio, das 10h às 18h (entrada até as 17h)
Quanto? Entrada gratuita no sábado (com agendamento obrigatório em masp.org.br/ingressos). No domingo, R$ 75 (inteira) e R$ 37 (meia), também com agendamento online.
Sessão 1
Cinco Vezes Favela – episódio: Escola de Samba Alegria de viver (1962)
Deus é brasileiro (2003)
Classificação 14 anos
Quando? 18h às 20h10
Sessão 2
Dias melhores virão (1989)
Classificação 14 anos
Quando? 20h40 – 22h10
Sessão 3
Bye bye Brasil (1979)
Classificação 18 anos
Quando? 22h40 – 00h20
Fonte: viagemeturismo