A viola de cocho, patrimônio imaterial brasileiro e símbolo de Mato Grosso, ganhou um marco histórico nesta semana: pela primeira vez, o instrumento recebeu uma intervenção artística aos pés da Torre Eiffel, em Paris.
A intervenção foi do artista visual Ozires Paulo, que compartilhou nas redes sociais o significado do momento.
“Arte e tradição atravessando fronteiras! É a primeira viola de cocho a receber uma pintura ao vivo na Torre Eiffel, retratando a natureza pantaneira mato-grossense”, escreveu o artista.
A obra simboliza a força da cultura popular de Mato Grosso, unindo identidade, memória e ancestralidade em diálogo com o mundo. Após a pintura, a viola de cocho foi entregue ao secretário de Cultura da Embaixada Brasileira na França, Jonas Peloschi, como forma de fortalecer laços e abrir portas para futuras parcerias culturais.
“Nosso objetivo é levar ao mundo a força da nossa arte, tradição, música, dança, artesanato e também as belezas turísticas de Mato Grosso. Queremos promover oficinas que ensinem técnicas tradicionais, como a confecção da viola de cocho e o trançado de redes, preservando saberes ancestrais”, destacou Ozires Paulo.
“É o nosso estado e o Brasil sendo representados no mundo através da arte”, finalizou o artista.
Fonte: primeirapagina