Sophia @princesinhamt
Mundo

Vice-secretário da Casa Branca esclarece conceito de democracia: entenda mais

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

, vice-secretário de gabinete para políticas da Casa Branca, explicou à imprensa norte-americana o que é democracia.

Durante uma coletiva realizada nesta quinta-feira, 20, Miller confrontou alguns jornalistas que têm dito que o empresário Elon Musk atua como um “burocrata não eleito”.

O vice-secretário afirmou que Trump é o único oficialmente eleito por todo o país. Diferentemente dos juízes, que são nomeados. E membros do Congresso, eleitos em distritos ou Estados específicos.

“A vontade democrática dos norte-americanos é exercida pelos nomeados de Trump”

Conforme Miller, isso reflete a totalidade da vontade democrática dos norte-americanos, exercida pelos nomeados do presidente, como o próprio Musk.

Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, discursa no Congressional Institute
Presidente Dos Estados Unidos, Donald Trump | Foto: Reprodução/Instagram

Isso, segundo Miller, é diferente da “burocracia não eleita” de servidores públicos, com mandatos vitalícios. Para ele, estes, sim, representam uma verdadeira ameaça à democracia.

YouTube video

“O fato de os servidores estabelecerem as próprias agendas e agirem ‘sem prestar contas’ significa que eles, sim, representam um risco ao sistema democrático norte-americano”, afirmou o vice-secretário.

Miller também criticou agências como o Departamento Federal de Investigação dos EUA (FBI), a Agência de Proteção Ambiental e o Departamento de Justiça. Segundo ele, esses órgãos resistem às mudanças impostas por Trump, enquanto os eleitores as apoiam. 

Por esse motivo, “Trump remove burocratas federais que desafiam a democracia ao não aceitarem as ordens legais — que representam a vontade do povo norte-americano”.

Declaração do vice-secretário de gabinete da Casa Branca repercutiu nas redes sociais

A declaração de Miller repercutiu na imprensa e nas redes sociais. Internautas elogiaram a postura do vice-chefe de gabinete da Casa Branca diante dos jornalistas.

O comediante Tim Young escreveu no X que Miller debochou de setores da imprensa por não saberem “como funciona um governo”. “Estou feliz pela oportunidade de uma breve lição de educação cívica”, escreveu.

“Stephen Miller vai direto para o Schoolhouse Rock”, escreveu o prefeito do condado de Knox, Glenn Jacobs, referindo-se a um programa infantil educacional dos EUA.

“Adorei esse clipe de Miller em confronto com a mídia sobre a recusa em cobrir a incompetência mental de Biden”, escreveu a diretora de comunicações do senador, Josh Hawley, Abigail Jackson. “Muito bom.”

O jornalista Ian Miles Cheong, por sua vez, afirmou que Miller “explicou em termos claros para a mídia ignorante como Trump foi eleito para representar a vontade do povo norte-americano”. “Não cabe aos burocratas de carreira não eleitos executarem as próprias agendas”, escreveu.

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.