O vice-presidente dos , J.D. Vance, afirmou que o objetivo do governo dos Estados Unidos é defender a democracia. Ele deu a declaração durante discurso na Conferência Política de Ação Conservadora (CPAC), em Washington, nesta quinta-feira, 20.
Vance afirmou que o governo norte-americano não vai tolerar países aliados que prendem pessoas por simplesmente publicarem opiniões nas redes sociais.
O vice-presidente se referiu à Alemanha, onde recentemente houve uma ação policial para prender dezenas de pessoas que supostamente publicaram “discurso de ódio” na internet.
Atualmente, o governo dos EUA mantém milhares de soldados na Alemanha. O número cresceu depois do começo da guerra na Ucrânia.
Valores compartilhados
De acordo com Vance, o pagador de impostos norte-americano, que financia essas tropas, não vai tolerar o cerceamento da liberdade de expressão no país europeu, porque tem compromisso com a democracia.
“Tenho de explicar para nossos amigos europeus que a amizade é baseada em valores compartilhados”, disse Vance. “Não temos valores compartilhados com quem prende pessoas por dizerem que deveríamos fechar nossas fronteiras.”
Além disso, o vice-presidente afirmou que os Estados Unidos não pretendem ter alianças com governos que cancelam eleições por não aceitarem o resultado.
Ele se referiu à Romênia. No ano passado, o Tribunal Constitucional do país cancelou o resultado do primeiro turno da eleição presidencial. A decisão ocorreu depois de denúncias de que o candidato Calin Georgescu teria se beneficiado de uma “operação de influência em massa — conduzida por outros países”.
Vance também disse que os EUA não têm valores compartilhados com governos que “calam” o próprio povo.
“Vamos ter valores compartilhados”, disse Vance. “Vamos defender a democracia, a liberdade de expressão. Não apenas nos Estados Unidos, mas em todo o Ocidente. Esse é o caminho para alianças fortes na Europa.”
Vance disse que os desafios da Europa “não vêm de forças externas”
Na última sexta-feira, 14, Vance palestrou na Conferência de Segurança de Munique, na Alemanha. Na ocasião, o vice-presidente norte-americano afirmou que os desafios enfrentados pela Europa “não vêm de forças externas”, mas das próprias “decisões políticas adotadas pelos governos do continente”.

Ele se mostrou preocupado com a postura de alguns líderes europeus. Segundo Vance, governos “têm minado os valores fundamentais do Ocidente”.
Fonte: revistaoeste