“Eu acho que, se depressão fosse motivo para sair matando, teria muito mais homens mortos por mulheres do que mulheres mortas por homens. Porque as mulheres são muito mais propensas à depressão e outras situações, mesmo assim não vemos esse cenário. Então, eu acho que é uma desculpa esfarrapada”, afirmou a vereadora nessa terça-feira (18).
De fato, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), as mulheres são duas vezes mais propensas a desenvolver depressão do que os homens, seja por razões biológicas ou socioeconômicas. Ainda assim, quando se observa o cenário da segurança pública no país, elas continuam entre os principais alvos de violência.
Após dois anos consecutivos ocupando o topo do ranking de feminicídios no Brasil, Mato Grosso caminha para se manter na mesma posição também em 2025. Nos primeiros seis meses do ano, o aumento foi de 31,57% em relação ao mesmo período de 2024.
Samantha defendeu maior rigor dos órgãos competentes na análise de alegações de inimputabilidade e alertou para o risco de que transtornos reais sejam instrumentalizados como estratégia jurídica.
“O que a gente tem visto é que, para tantas situações, esses homens demonstram plena sanidade, mas, para lidar com a esposa, alegam que não têm. É algo que precisa ser observado com muita seriedade”, declarou.
Embora a 2ª Vara Criminal de Lucas do Rio Verde tenha determinado a instauração de incidente de insanidade mental do réu, com base em um suposto quadro severo de depressão relatado pela defesa, a filha de Gleici contestou a medida.
Ela criou no Instagram a página “Justiça por Gleici”, e relatou que o relacionamento da mãe com o acusado era marcado por abuso e constrangimentos. Ela defende que o crime não pode ser tratado como consequência de um transtorno mental, mas como resultado de um histórico de violência.
Vereadora rebate depressão como justificativa de feminicídio: ‘Se fosse motivo, morreriam mais homens que mulheres’ pic.twitter.com/8e1yzL6ulm
— Leiagora Portal de Notícias (@leiagorabr) November 21, 2025
Fonte: leiagora






