Economia

Vendas do varejo brasileiro desaceleram em março: entenda os motivos

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

As vendas no varejo desaceleraram em março, de acordo com dados da fintech de pagamentos Stone. O volume comercializado caiu 1,8% em relação a março de 2024 e recuou 1,6% na comparação com fevereiro deste ano. A informação foi publicada pelo jornalista Carlo Cauti na da .

Entre os oito setores avaliados, sete apresentaram retração no mês: materiais de construção (-5,5%), artigos de vestuário, tecidos e calçados (-3,4%), móveis e eletrodomésticos (-2,7%), itens de uso pessoal e doméstico (-2%), produtos farmacêuticos (-1,9%), publicações e papelaria (-0,3%) e combustíveis e lubrificantes (-0,1%).

As varejistas esperavam alta nas vendas | Foto: Jonathan Campos / Gazeta do Povo
As Varejistas Esperavam Alta Nas Vendas | Foto: Jonathan Campos / Gazeta Do Povo

A única exceção foi o segmento de alimentos, bebidas e fumo, que avançou 2,2%. O e-commerce foi o mais impactado negativamente, com queda de 13% frente a fevereiro. Já as vendas em estabelecimentos físicos praticamente não variaram e registraram leve recuo de 0,1%.

A coluna de Carlo Cauti ainda cobre a gestão dos Correios sob o governo Lula, a queda na confiança dos brasileiros sobre o Pix e o descrédito estrangeiro com a Bolsa de Valores de São Paulo. A íntegra da reportagem está disponível a todos os mais de 100 mil assinantes da Revista .

Revista Oeste muito além das vendas do varejo

A Edição 265 da Revista Oeste vai além do texto de Carlo Cauti. A publicação digital conta com reportagens especiais e artigos de Silvio Navarro, J.R. Guzzo, Alexandre Garcia, Tiago Pavinatto, Adalberto Piotto, Guilherme Fiuza, Ana Paula Henkel, Branca Nunes, Eugenio Goussinsky, Lucas Cheiddi, Letícia Alves, Flávio Gordon, Miriam Sanger, Dagomir Marquezi, Brendan O’Neill (da ), Evaristo de Miranda e Daniela Giorno.

Startup de jornalismo on-line, a Revista Oeste está no ar desde março de 2020. Sem aceitar anúncios de órgãos públicos, o projeto é financiado diretamente por seus assinantes. Para fazer parte da comunidade que apoia a publicação digital que defende a liberdade e o liberalismo econômico, basta , escolher o plano e seguir os passos indicados.

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.