Segundo a prefeitura, a alta procura pela rede municipal – tanto nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) e das Escolas Municipais de Educação Básica (EMEB) – deriva da confiança da população e nos avanços já percebidos nesse primeiro ano da atual gestão.
Após a fase de recebimento das inscrições, a Secretaria inicia a etapa de validação das vagas. Essa etapa pode levar alguns dias para que pais e responsáveis pelas crianças inscritas possam receber o e-mail de confirmação.
De acordo com o secretário Igor Cunha, a orientação é que os interessados acompanhem o recebimento da correspondência no endereço de email cadastrado para não perder o prazo da matrícula. Recebida a confirmação da validação da vaga, o prazo para a efetivação da matrícula diretamente nas escolas é de 5 dias úteis.
O chefe da pasta destaca que o aumento significativo de pais e responsáveis interessados em matricular seus filhos em uma das unidades escolares da rede municipal reflete o crescimento populacional do Município, mas também o trabalho sério e comprometido dos profissionais da Educação municipal, aliado aos avanços, melhorias no ensino/aprendizado e na infraestrutura das escolas implementados pela gestão municipal e que são reconhecidos na sociedade.
Segundo Cunha, a ampliação no número de vagas nas escolas da rede municipal será contínua e gradativa para atender à comunidade escolar. “Neste mês de dezembro, a gestão Flávia Moretti/Tião da Zaeli vai entregar duas novas unidades: O CMEI Sonja Metelo, no bairro Nova Ipê, e o CMEI Profª Dalva Galdina, no Parque Sabiá, com atendimento às crianças de 0 a 3 anos em tempo integral”, anunciou.
O secretário antecipa ainda a previsão de conclusão e entrega de mais duas creches no meio do ano e outras duas até o final de 2026, reduzindo consideravelmente o déficit por vagas na educação infantil de Várzea Grande.
Além da inscrição online para a matrícula, realizada diretamente no Portal da Prefeitura, a Secretaria de Educação disponibilizou para todos os interessados a Lista de Espera online que pode ser acessada clicando no ícone ‘Matrícula Web’. “Esta ferramenta permite que pais e responsáveis possam acompanhar a disponibilidade de vagas para alunos na rede municipal através das demandas de cada unidade escolar de maneira transparente, impossibilitando ocorrências tipo ‘fura-fila’” avaliou Cunha.
Para aqueles pais e responsáveis que não conseguiram realizar a inscrição dentro do prazo estipulado, o secretário Igor Cunha informou que a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer estará abrindo o sistema para a realização do cadastro online para matrículas a partir das 8h do dia 9 de dezembro.
Fonte: Olhar Direto






