A medida, coordenada pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, representará uma economia mensal de R$ 158.296,00 aos cofres públicos.
Segundo a administração municipal, os pontos que estão sendo desativados já cumpriram sua função educativa e punitiva ao longo dos últimos dois anos, estando em conformidade com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Os equipamentos serão devolvidos à empresa responsável pela operação.
A prefeita Flávia Moretti (PL) explicou que a ação faz parte de uma estratégia mais ampla de modernização dos mecanismos de fiscalização: “Nossa decisão atende ao clamor popular e visa maior efetividade na prevenção de acidentes. Vamos proceder de forma gradual e estratégica”, afirmou.
No entanto, vale lembrar que esta era uma promessa de campanha da prefeita. Em entrevista ao Agora POD, a prefeita destacou que não seria possível a retirada de todos, por uma questão de segurança e de garantia da vida, sendo mantido alguns radares em vias rápidas.
Com a mudança, o município manterá ainda 21 pontos de fiscalização ativos.A Coordenadoria de Mobilidade Urbana destacou que os condutores dessas vias demonstraram, através de comportamento adequado e baixa taxa de infrações, que estão devidamente educados. Como exemplo, citaram a Avenida Doutor Paraná, que registrou redução de 62,5% nas infrações entre 2023 e 2024.
- Avenida Presidente Arthur Bernardes – bairro Ipase (40km/h)
- Avenida Doutor Paraná – loteamento Dom Orlando Chaves (60km/h)
- Avenida Arnaldo do Mapim (antiga DNER) – bairro Mapim (60km/h)
- Alameda Júlio Muller – bairro Alameda (60 km/h)
- Avenida Vereador Jorge Witzak com Avenida Gonçalo Botelho de Campos – bairro Cristo Rei (50km/h)
- Avenida Prefeito Murilo Domingos – Cohab Cristo Rei (60km/h)
- Avenida Ary Leite de Campos – Itororó/Marajoara (50km/h)
- Avenida Filinto Muller com Castelo Branco – Centro (50km/h)
- Rua Mamede Untar X AV. Sen. Filinto Müller – Centro (50km/h)
- Travessa Humaitá com Filinto Muller – Centro (50km/h)
Fonte: leiagora