Cerca de 2 mil vacinas vencidas foram encontradas em um depósito da Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande, nessa segunda-feira (5). Além das vacinas, outros tipos de medicamentos foram armazenados de forma irregular também foram descobertos.
A descoberta ocorreu durante uma ação de fiscalização feita pela Câmara no Centro de Abastecimento e Distribuição de Insumos e Medicamentos.
Durante a vistoria foram encontrada vacinas contra meningite, sarampo, caxumba, rubéola, poliomielite e varicela, que estragaram porque foram armazenadas fora da temperatura ideal, mesmo tendo validade até 2028.
A situação fez com que os vereadores Gisa Barros, Kleber Feitoza e Sargento Galibert (todos do PSB) registrassem um boletim de ocorrências e cobrassem uma atitude por parte da prefeitura.
Os vereadores também identificaram vacinas antirrábicas misturadas com doses contra a COVID-19, falta de organização, problemas nas geladeiras e até equipamentos hospitalares, como incubadoras e cadeiras de rodas, guardados em locais impróprios.
De acordo com a vereadora Gisa, na semana passada, a Câmara recebeu uma denúncia de que vacinas antirrábicas estavam em falta na Policlínica do Cristo Rei. “Como estava faltando lá se havia frascos disponíveis no Centro de Distribuição? Então, é porque falta gestão na distribuição desses medicamentos, porque se tinha armazenado, então não deveria estar faltando nos postos”, comentou ela.
Entre os remédios vencidos estavam 32 caixas de água para injetáveis e medicamentos como Albumina Bovina, guardados junto com materiais ainda em bom estado.
A Secretaria de Saúde de Várzea Grande emitiu nota oficial sobre o caso e alegou que não há falta de vacinas antirrábicas humanas no município. Veja abaixo na íntegra:
A Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande esclarece à população alguns pontos importantes sobre informações ditas pelos vereadores Feitosa, Gisa Barros e Sargento Galibert:
. Existem dois tipos de vacina antirrábica disponíveis no município: a humana e a animal
. . A vacina encontrada com prazo de validade expirado é a antirrábica animal de uso veterinário, destinada a cães e gatos, data de validade 30/04/2025. É de frasco coloração rosada e contém 25 ml.
. Vacina antirrábica humana está dentro do prazo de validade, com vencimento para maio de 2026. Elas estão em perfeito estado de conservação, conforme normas do Ministério da Saúde, e disponíveis nas unidades de saúde do município.
. A vacina humana é uma embalagem diferente contendo um frasco de 0,5 ml com aplicador e é dose única.
. As vacinas vencidas encontradas são remanescentes de campanhas realizadas em ano anterior e que não tiveram adesão. Caberia a gestão anterior a liberação delas para outros públicos ou o reforço da campanha.
. As vacinas com datas mais recentes foram desprezadas devido a oscilação da temperatura de algumas conservadoras. As vacinas precisam ser acondicionadas em temperaturas de 2ºC a 8ºC, havendo alteração da temperatura, elas devem ser recolhidas e passadas por um período de quarentena para serem reavaliadas, o que comprometeu o prazo.
. As vacinas desprezadas estavam acondicionadas em caixas coletoras de material perfurocortante, sendo preparadas para serem entregues no centro de controle de zoonoses, órgão responsável pelo descarte.
. A Albumina Bovina não é medicamento. Trata-se de um reagente laboratorial, utilizado na realização de exames laboratoriais e em procedimentos específicos do banco de sangue do município.
. A albumina vencida estava armazenada em conservadora própria, separada de outros insumos.
. Este insumo é de baixa demanda.
. Todo insumo fora da validade é identificado, separado e descartado corretamente, conforme legislação sanitária.
. O CADIM segue protocolos rigorosos para o controle de entrada, armazenamento e descarte de todos os insumos da rede pública.
A Secretaria de Saúde reforça ainda que não há falta das vacinas antirrábicas humana em Várzea Grande. Quem tiver contato com animais potencialmente transmissores da raiva deve procurar imediatamente uma unidade de saúde para atendimento e, se necessário, iniciar o protocolo de vacinação.
A população pode ficar tranquila: Várzea Grande continua cuidando da saúde de todos com responsabilidade e compromisso.
Fonte: primeirapagina