Única News
Da Redação
A Secretaria de Estado de Saúde (SES) de Mato Grosso emitiu um alerta nesta quinta-feira (10) à população para se proteger contra o sarampo, especialmente nas cidades que fazem fronteira com a Bolívia.
A medida é preventiva, já que o país vizinho declarou emergência de saúde por conta do aumento de casos da doença, com mais de 90 confirmações até 8 de julho. Até o momento, não há nenhum caso de sarampo confirmado em Mato Grosso.
Para evitar que o sarampo se espalhe na região Oeste do estado, a principal estratégia é a aplicação da “Dose Zero” da vacina em bebês de 6 meses até 11 meses e 29 dias de idade.
Essa dose extra oferece uma proteção antecipada e não substitui as vacinas de rotina. Além disso, qualquer pessoa entre 9 meses e 59 anos pode e deve tomar a vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, rubéola e caxumba.
Moradores das cidades de Cáceres, Comodoro, Pontes e Lacerda, Porto Esperidião e Vila Bela da Santíssima Trindade devem procurar os postos de saúde para se vacinar.
(Foto: Reprodução/Web)
Essas cidades são consideradas estratégicas devido ao grande movimento de pessoas entre Mato Grosso e as regiões bolivianas afetadas. Essa ação segue as recomendações do Ministério da Saúde para aumentar a proteção em áreas mais vulneráveis.
Segundo a SES, a cobertura da primeira dose da vacina tríplice viral em Mato Grosso está em 87,9% este ano, e a segunda dose em 68,5%. O ideal seria alcançar 95% para ambas as doses.
O sarampo é uma doença muito contagiosa, transmitida por secreções respiratórias. Além disso, pode causar complicações graves e até levar à morte, principalmente em crianças pequenas e em pessoas não vacinadas.
Mato Grosso ficou mais de duas décadas sem casos confirmados de sarampo, com os últimos registros entre 1998 e 1999. Em 2020, houve um caso isolado em Lucas do Rio Verde, de uma criança de 7 meses que se recuperou.
Em 2025, o estado registrou 20 notificações de casos suspeitos, sendo que 19 foram descartadas e uma ainda está sob investigação.
Sintomas do sarampo
O sarampo é uma doença viral bastante contagiosa que começa com sintomas parecidos com os de uma gripe forte. Fique atento a:
Febre alta (acima de 38,5°C)
Tosse seca e persistente
Nariz escorrendo ou entupido
Olhos vermelhos e lacrimejando (como uma conjuntivite)
Mal-estar geral e cansaço
Manchas brancas bem pequenas na parte interna das bochechas (Manchas de Koplik), que geralmente aparecem um ou dois dias antes das manchas na pele.
Depois de alguns dias, surgem as manchas vermelhas na pele. Elas geralmente começam no rosto (atrás das orelhas, na testa) e se espalham rapidamente para o resto do corpo (pescoço, tronco, braços, pernas). Essas manchas podem ser planas ou levemente elevadas e, com o tempo, escurecem e a pele pode descamar.
Se você ou alguém próximo apresentar esses sintomas, especialmente se teve contato com alguém com sarampo ou viajou para regiões onde a doença está ativa (como as áreas de fronteira com a Bolívia), procure um serviço de saúde imediatamente. O sarampo pode causar complicações sérias, como pneumonia.
ENTRE EM NOSSO CANAL AQUI
RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO WHATSAPP! GRUPO 1 – GRUPO 2 – GRUPO 3
Fonte: unicanews