Seguindo uma recomendação do Ministério da Saúde, a SES (Secretaria de Estado de Saúde) de Mato Grosso do Sul irá ampliar a aplicação da chamada dose zero contra o sarampo para crianças de 6 a 11 meses e 29 dias.
A aplicação será realizada em todos os municípios do estado em que forem considerados área de maior vulnerabilidade para circulação do vírus, especialmente por conta da fronteira internacional. No entanto, a dose zero não substitui as vacinas previstas no calendário de rotina, aplicada aos 12 e 15 meses, e não é contabilizada para fins de cobertura vacinal, funcionando como uma proteção adicional.
Segundo a Nota Técnica n.º 49/2025-DPNI/SVSA/MS, que orienta os trabalhos, a imunização deve ser intensificada para todos, e não somente entre as crianças, mas também com atualização do esquema vacinal de adolescentes, jovens e adultos, com atenção especial a pessoas oriundas de outros países. Além disso, traz recomendações específicas para vacinação de pessoas com APLV (Alergia à Proteína do Leite de Vaca), que devem receber versões da vacina sem o componente alergênico.
Fonte: primeirapagina