Tecnologia

Uso da Assinatura Eletrônica no Gov

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O uso da assinatura eletrônica oferecida pela plataforma Gov.br cresceu 90% nos primeiros seis meses de 2025 em relação ao mesmo período do ano anterior. De janeiro a junho, foram registradas 95 milhões de utilizações do serviço.

Desenvolvido pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), em conjunto com o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o sistema permite a assinatura de documentos digitais com validade jurídica equivalente à dos documentos físicos.

Segundo o MGI, a Assinatura Gov.br é classificada como do tipo avançada, oferecendo alto grau de segurança e confiabilidade para os usuários.

Para utilizar a ferramenta, é necessário possuir uma conta Gov.br nos níveis Prata ou Ouro. O nível Prata pode ser obtido por reconhecimento facial com base na foto da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou pela validação em bancos credenciados. Já o nível Ouro exige reconhecimento facial vinculado à base da Justiça Eleitoral, leitura do QR Code da Carteira de Identidade Nacional (CIN) ou uso de Certificado Digital compatível com a ICP-Brasil.

Após o login na plataforma, o usuário deve enviar o arquivo que deseja assinar (formatos como DOC, DOCX, ODT, JPG, PNG ou PDF), escolher o local da assinatura e, em seguida, baixar o documento assinado.

Fonte: cenariomt

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