Os representantes mato-grossenses em competições nacionais da próxima temporada serão definidos neste fim de semana. A penúltima rodada foi disputada no último domingo, com dois jogos simultâneos. No Clássico dos Milhões disputado no Dutrinha, Mixto e Operário ficaram no 1 a 1, resultado que tirou as chances matemáticas de título do time alvinegro. No outro duelo, o Nova Mutum venceu o Luverdense por 1 a 0 e chega para rodada derradeira com chances de levantar a taça estadual.
Mixto x Operário
O Tigre de Vargas saiu na frente, com David, de pênalti, ainda na primeira etapa. O empate do Tricolor saiu dos pés de Rafael Mineiro, na segunda etapa. Com a vitória, o Operário-VG assumiu a liderança isolada, com quatro pontos. Do outro lado, o Mixto ocupa a lanterna da tabela e chega para última rodada com a chance de alcançar a segunda colocação apenas.
Na próxima rodada, o CEOV encara o Luverdense, que tem três pontos. Caso triunfe frente ao LEC, vai a sete e levanta o título da Copa FMF. Caso o duelo termine empatado, o Operário vai a cinco pontos e pode ser ultrapassado apenas pelo Nova Mutum.
Nova Mutum x Luverdense
O Azulão da Massa bateu o Luverdense, em casa e entrou na briga pelo título. Aos 36 minutos do primeiro tempo, Jackson subiu mais que a zaga do Verdão do Norte e mandou a bola para o fundo da rede.
O triunfo colocou o time de Mutum no bolo dos líderes, inclusive com o mesmo número de pontos do Verdão do Norte. Ambas equipes chegam para o último compromisso do quadrangular necessitando vencer para conquistar o primeiro lugar.
A vitória dá ao Nova Mutum os primeiros três pontos no quadrangular final, empatado com o Verdão do Norte. As duas equipes chegam para a última rodada com a necessidade da vitória para ficar com o título.
Pelo regulamento da competição, a equipe que tiver a maior pontuação ao término do quadrangular final fica com o título. O primeiro colocado irá escolher entre disputar a Série D do Campeonato Brasileiro ou a Copa do Brasil em 2023. O vice fica com a competição restante.