P
ara quem é fã dos ugly shoes, como os famosos modelos da , já deve ter percebido que os sapatos polêmicos da vez são os que marcam os dedos. Há quem ame e quem odeie, mas uma coisa é certa: segundo o último ranking trimestral da Lyst, que aponta os itens mais “quentes” do momento, o famigerado modelo FiveFingers chamado V-Soul Flats da marca Vibram, apareceu ocupando o quinto lugar entre os itens mais desejados.
O V-Soul possui uma pegada fitness alternativa, elegante e moderna, que pode ser usada em diversas ocasiões, custando € 120,00 (R$ 760,00). O calçado proporciona articulação e sensibilidade desenvolvidas para atividades funcionais, como pilates e ioga, porém foi adaptado por quem usa de uma maneira fashion, tendência que acabou se disseminando e, hoje em dia, conta com vários modelos, não só da marca Vibram.
O modelo toe shoes nasceu no início dos anos 2000, justamente com o propósito de ser um calçado funcional, oferecendo mais mobilidade. Atualmente reinventado, ele entrou na estética do ugly chic, que é disruptiva e desafia o convencional. Por ser um modelo fora do padrão, e até mesmo “estranho” à primeira vista, ele se torna interessante e diferente, atraindo uma comunidade que prioriza a originalidade e a excentricidade.
Em relação à comunidade de pessoas impactadas por esse modelo, há um perfil no Instagram chamado @fivefingerslife, cuja dona se chama Francesca, tem 52 anos de idade e é apaixonada por esse modelo de sapato. Como diz a própria bio do perfil diz: “I am crazy for these shoes”, que em tradução livre significa: “Sou doida por esses sapatos”.
O jornalista Tim Dowling, do The Guardian, escreveu uma matéria sobre como foi usar esse calçado por alguns dias. Ele revelou que, apesar de sentir desconforto e estranheza no início, acabou se adaptando ao estilo de pisada mais natural: “Após uns cautelosos 50 metros, adoto uma passada mais parecida com a de quem anda descalço, pisando com o meio do pé, em vez do calcanhar, e fazendo menos barulho. Enquanto isso, me sinto muito conectado com o chão sob meus pés: meus dedos agarram o asfalto; consigo sentir cada pequeno desnível e rachadura.
Outro modelo de ugly shoes lançado recentemente foi a collab entre a Havaianas e a 3D Zellerfeld, que também dá ênfase aos pés, popularizando ainda mais essa estética diferenciada, em que os seus calçados se tornam os protagonistas do look.
Além do estilo convencional, há várias formas de estilizar esse modelo, seja com combinações ousadas no streetwear, ou algo mais minimalista. Confira:
Para quem está em busca de sapatos diferentes do usual, algumas marcas brasileiras como a Agui e a Yellow Factory vêm trazendo opções alternativas para complementar o visual. Ambas as lojas trazem modelos para todos os gostos e estilos, incentivando a liberdade criativa na construção de looks que saem da linha mais convencional.
+Quer receber as principais notícias da direto no celular? Faça parte do nosso canal no Whatsapp, clique aqui.
Fonte: capricho