Tecnologia

TV 3

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou nesta quarta-feira (27) o decreto que oficializa a implementação da TV 3.0, tecnologia considerada a próxima geração da televisão aberta e gratuita no Brasil. A cerimônia no Palácio do Planalto contou com representantes das principais emissoras do país.

Em seu discurso, Lula destacou a importância da iniciativa para a comunicação do governo. O ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Sidônio Palmeira, afirmou que a TV 3.0 também representa uma questão de soberania nacional, tornando o Brasil o primeiro país das Américas a adotar o novo sistema.

“Esse decreto representa o que vai ser a nossa visão de futuro sobre a agenda digital e tecnológica, com abertura, cooperação e soberania. Aliás, a soberania hoje é um grande tema que une todo o país. Não só a soberania, mas soberania digital. Tudo tem a ver com a TV digital que está sendo implementada agora”, declarou o ministro.

A expectativa é que a TV 3.0 esteja disponível em junho de 2026, a tempo da Copa do Mundo. Representantes do setor televisivo ressaltaram que o atual modelo da TV digital também foi implantado no segundo governo de Lula. André Basbaum, presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), participou da cerimônia representando a TV Brasil e o setor público.

Televisão do futuro

Considerada a televisão do futuro, a TV 3.0 vai integrar serviços de internet (broadband) à transmissão tradicional de áudio e vídeo (broadcast), permitindo que telespectadores interajam com programas e até realizem compras diretamente pela TV, criando novas oportunidades de receita para as emissoras.

Os aparelhos da nova geração devem vir de fábrica com um catálogo de canais abertos na primeira tela, ao contrário das interfaces atuais das SmartTVs, que priorizam aplicativos de serviços sob demanda (OTT). Com a TV 3.0, as emissoras poderão oferecer conteúdos adicionais, como séries, jogos e programas sob demanda, além da programação em tempo real.

A migração será gradual, iniciando-se pelas grandes cidades, similar à implantação da TV digital.

Padrão técnico

O Fórum do Sistema Brasileiro de Televisão Digital (SBTVD) recomendou ao governo a adoção do padrão ATSC 3.0 (Advanced Television Systems Committee) como base técnica para a nova geração da TV aberta no Brasil.

Fonte: cenariomt

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.