Eventos

Turnê gratuita encerra espetáculo inspirado no Pantanal

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá
O município de Tabaporã (a 613 km de Cuiabá) será palco de uma emocionante despedida na noite desta sexta-feira (11). O grupo cultural É Bem Mato Grosso encerra a turnê do espetáculo “Sapezal, Cantando e Dançando o Pantanal” durante o XVIII Festival de Dança de Tabaporã. A apresentação tem entrada gratuita, classificação livre e está marcada para começar às 20h.

O espetáculo é uma celebração vibrante da rica biodiversidade do Pantanal mato-grossense, retratada por meio do canto e da dança do siriri. A encenação ganha vida com personagens alegóricos inspirados em animais típicos da região, como a ema, o tuiuiú e o boi pantaneiro, transportando o público para o coração do bioma.

Desde sua estreia, em outubro de 2024, a montagem encantou plateias em diversas cidades, incluindo Comodoro, Sapezal, Campo Novo do Parecis e Campos de Júlio. Tabaporã marca o encerramento dessa trajetória artística e afetiva.

Fundado em 2015, em Sapezal, pelos artistas Edson Garcia da Silva e Lucinete Cogo, o grupo É Bem Mato Grosso tornou-se uma associação sem fins lucrativos em 2017. Atualmente, desenvolve atividades de formação cultural para cerca de 65 crianças e adolescentes do município, reafirmando seu compromisso com a educação e a valorização das tradições regionais.

A realização do espetáculo conta com o patrocínio da Bom Futuro, viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, com apoio do Governo Federal – Brasil, União e Reconstrução.

A produção é do próprio grupo, com gestão da Cult Assessoria e Projetos Culturais, especializada na elaboração e execução de projetos artísticos.

O festival, que acolhe a apresentação de encerramento da turnê, é considerado um dos maiores eventos culturais da região. A edição deste ano reúne grupos de mais de dez municípios de Mato Grosso, incluindo Lucas do Rio Verde, Juara, Juína, Sapezal, Juruena, Novo Horizonte do Norte, Cuiabá, Sorriso, Santa Carmem, Sinop, Campo Novo do Parecis, União do Sul, Porto dos Gaúchos e Tabaporã, cidade anfitriã.

A programação destaca a diversidade, o talento e a expressividade da dança mato-grossense, e conta com um corpo de jurados renomados no cenário nacional: Edson Santos (Guarulhos/SP), Igor Marques (Sinop/MT), Lunah Farah (São Paulo/SP), Najmah Al Nureen (Cuiabá/MT), Daniel Silveira (Maringá/PR) e Ariadna de Araújo (Goiânia/GO). O nível técnico das avaliações garante prestígio e excelência ao evento.

Da assessoria

Fonte: leiagora

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.