Um trem direto entre Milão, na Lombardia (no norte da Itália), e Lecce, na Puglia (bem no salto da bota, ao sul), vai começar a ser operado pela Trenitalia a partir de julho. A rota, que terá em torno de 1500 quilômetros, será percorrida em aproximadamente nove horas e vai operar apenas aos fins de semana.
Embora a viagem seja noturna, não há vagão-leito como no caso dos sleeper trains. Os assentos do trem de alta velocidade Frecciarossa são os mesmos das viagens diurnas da Trenitalia.
São cinco categorias de viagem, que vão desde a standard, com assentos comuns, até a executiva, com assentos maiores e mais confortáveis além de acesso ao Wi-Fi. Os bilhetes custam a partir de € 39 e as viagens começarão a ser operadas a partir do dia 13 de julho. Já é possível comprar as passagens pelo site da Trenitalia.
O trem sairá da estação central de Milão. Serão doze paradas ao longo do caminho: Milano Rogoredo, Parma, Reggio Emilia, Modena, Bologna, Foggia, Barletta, Bari, Monopoli, Fasano, Ostuni, Brindisi e, a parada final, em Lecce. A cidade, que fica bem ao sul da Itália, guarda um centro histórico surpreendente. Os destaques vão para a Basilica di Santa Croce, de 1695, assim como o anfiteatro romano do século 2 d.C., que fica na Piazza Sant’Oronzo, o centrinho vibrante do lugar. Veja um roteiro pela Puglia
O trem de Milão a Lecce sairá da estação às 22h45, com chegada prevista em Lecce às 7h57. Já o trem que vai de Lecce a Milão sai às 21h05, com chegada prevista às 7h35.
Fonte: viagemeturismo