Sophia @princesinhamt
Turismo

Top 9 destinos incríveis para viajar em setembro

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Calor inesperado no Sudeste, frio no Sul, mas ainda assim o Brasil tem destinos para aproveitar até dizer chega. Festivais ou mesmo a sazonalidade podem ser o pretexto perfeito para conhecer aquele lugar que você tanto sonhava. Listamos 9 deles para você visitar no nono mês do ano.

1. Holambra (SP)

bloemen-park-holambra
Holambra é famosa pela produção de flores, celebrada em uma exposição no mês de setembro, a Expoflora (Alexandre Pottes Macedo/Prefeitura de Holambra/Divulgação)

No início da primavera, nada melhor que visitar a “cidade das flores”. A cidade de Holambra, localizada a 130 km da capital paulista, recebe durante todo mês de setembro a Expoflora, a maior exposição de flores e plantas ornamentais da América Latina.

O apreço pelo cultivo das flores veio da imigração holandesa que ocorreu na década de 1940 e pode ser vista em toda cidade, da arquitetura até a gastronomia.

+ Veja um guia completo de Holambra

2. Nova Petrópolis (RS)

parque-aldeia-imigrante-nova-petropolis
Natureza e preservação das raízes germânicas marcam roteiros em Nova Petrópolis (Sabrina Schuster/Secretaria de Turismo de Nova Petrópolis/Divulgação)

Marcada pela imigração alemã, a cidade de Nova Petrópolis é uma ótima pedida na Serra Gaúcha. Com muitas construções no estilo enxaimel e com a gastronomia alemã muito presente, o mês de setembro mistura tradição e novidade, através do Festival da Primavera de Nova Petrópolis.

 

Também chamado pelo nome alemão, Frühlingsfest, durante o festival a cidade é decorada com flores e tem muita música, dança, teatro, oficinas e até mesmo a Caminhada da Primavera. A estrutura fica montada o mês inteiro na Rua Coberta, mas as atrações ocorrem de sexta a domingo – em 2024, o evento vai do dia 6 até 22 de setembro.

Veja dica de café colonial em Nova Petrópolis

3. Estrada Real (MG)

Nesse caso, não é uma cidade apenas e nem tem uma festividade específica, mas um roteiro digno de dedicar mais de um dia. Com 1630 km de extensão distribuídos entre RJ, SP e MG, a Estrada Real era utilizada para escoar as riquezas extraídas da mineração. Aqui destacamos a parte mineira da rota, que se torna mais atrativa com a chegada da primavera e a redução do volume de chuvas.

 

Dividida em 4 rotas (Caminho dos Diamantes, Caminho Velho, Caminho Novo e Caminho de Sabarabuçu), uma viagem nesse trajeto garante um vislumbre da arquitetura característica de Minas Gerais, com várias esculturas de Aleijadinho, além da renomada culinária mineira. Entre as cidades mais famosas que fazem parte do trajeto, estão Ouro Preto, São João Del Rei, Tiradentes e Santa Cruz de Minas.

4. Paraty (RJ)

Paraty, Rio de Janeiro
(Deni Williams/Wikimedia Commons)

Já no trecho fluminense da Estrada Real, Paraty reúne atrativos suficientes para turistas com gostos variados. Com paisagens exuberantes, boas acomodações e uma gastronomia que não fica devendo, a cidade litorânea se torna um ponto ainda mais propício ao turismo em setembro, quando a média de chuvas tende a diminuir – e o movimento ainda é menor em comparação à época da Flip, que em 2024 acontece entre 9 e 13 de outubro.

5. Alter do Chão (PA)

Ilha do Amor, Alter do Chão, Pará, Brasil
Ilha do Amor, em Alter do Chão, tem longa faixa de areia e água pontilhada por barquinhos coloridos (Tiago Silveira / MTUR/Divulgação)

Nas margens do Rio Tapajós, Alter do Chão guarda as melhores praias de água doce do país e novas pousadas não param se surgir. Em setembro, temporada seca, as chuvas dão uma trégua, os rios baixam, formam-se praias temporárias de areias brancas e você estará em pleno verão amazônico, que costuma durar até janeiro.

+ Veja um guia de Alter do Chão

6. Bonito (MS)

Flutuação na Nascente Azul, Bonito, Mato Grosso do Sul, Brasil
Flutuação na Nascente Azul, em Bonito (Jamiledsp/Wikimedia Commons)

Que a região de Bonito faça jus ao nome não é segredo. Em setembro, esse destino sul-mato-grossense costuma passar pela transição entre um período de estiagem e a volta das precipitações, o que facilita os passeios na região, com mais vazão em rios e cachoeiras. E mais: setembro é o último mês em que a Lagoa Misteriosa fica aberta para visitantes.

Bonito tem uma estrutura de turismo muito bem organizada, além da diversidade de belezas naturais. Essa combinação levou a cidade a ser considerada por várias vezes como o melhor destino de ecoturismo no Brasil pela Prêmio VT.

+Veja um guia sobre Bonito

7. Jalapão (TO)

cachoeira-da-velha-jalapao
A Cachoeira da Velha, no Parque Estadual do Jalapão (Marcel Favery/CC BY-SA 4.0/Wikimedia Commons)

Outra boa pedida dos ecoturistas é o Jalapão, no Tocantins, e setembro marca o último mês de seca na região. Mas vá com tempo e tendo selecionado bem as atrações que deseja ver – afinal, a área do Jalapão é de 34 mil km² (maior que Sergipe e Alagoas), recheado de cachoeiras cristalinas, piscinas naturais e belíssimas dunas.

Conhecida também como “deserto das águas”, a região não é tão simples de acessar, já que a maior parte das estradas não são asfaltadas.

+ Veja um guia do Jalapão

8. Manaus (AM)

Toda a pompa do Teatro Amazonas.
Toda a pompa do Teatro Amazonas (Rafael Zart/Ascom/Cidadania/Wikimedia Commons)

Em qualquer época do ano, Manaus e arredores seguem sendo pródigas em opções de passeios integrados à natureza para quem aproveita para uma escapada na capital da floresta.

De 29 de setembro a 13 de outubro a cidade recebe o XVIII Festival de Teatro da Amazônia, que contará com 30 espetáculos, divididos em três mostras.

Na Mostra Chico Cardoso, são 6 produções vindas dos estados da Amazônia Legal (Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins). Na Mostra Jurupari são 14 trabalhos, sendo 8 produções na categoria adulta e 6 infantis. A Mostra Ednelza Sahdo traz 10 obras renomadas de outros estados brasileiros.

+ Veja um guia de Manaus

9. Porto Alegre (RS)

porto-alegre-rs-centro
Após pior enchente da história, região central de Porto Alegre reabriu quase todos os espaços turísticos para visitação (Giulian Serafim/Prefeitura Municipal de Porto Alegre/Divulgação)

Apesar das dificuldades causadas pela enchente de maio de 2024, o Rio Grande do Sul está voltando à normalidade. Mesmo com os contratempos que chegaram a deixar a área onde rolam as festividades sob as águas, o tradicional Acampamento Farroupilha de Porto Alegre vai seguir com celebrações que exaltam as tradições do estado e culminam com o Dia do Gaúcho, em 20 de setembro.

Com dança, música campeira, muito churrasco e, claro, rodas de chimarrão para todos os lados, o Parque da Harmonia (Av. Loureiro da Silva, 255 – Praia de Belas) recebe o cultivo das tradições gaúchas entre 7 e 22 de setembro. A entrada é gratuita. A ida à capital gaúcha permite conhecer espaços marcantes que tentam se reerguer após as cheias, como os museus e prédios centenários do Centro Histórico.

+ Leia tudo sobre Porto Alegre

Fonte: viagemeturismo

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.