Turismo

‘Projeção mapeada no Fórum de César traz a Roma Antiga à vida: uma viagem virtual extraordinária’

2024 word1

Até o dia 22 de setembro, é possível viajar ao Fórum de César, em Roma, e conhecer com detalhes um emblemático do antigo império. Essa chance ocorre graças ao Viaggio Nei Foriuma visitação noturna que conta com uma projeção mapeada do fórum construído originalmente por Júlio César entre os anos 54 e 46 a.C.

Aberta no final de maio, a visitação especial vai perdurar por todo o verão na da Itália, usando uma iluminação especial sobre as ruínas para reviver os ares da .

A história do Fórum de César

Também conhecido como Fórum Júlio, a edificação histórica leva o nome do governante que decidiu construí-lo em um terreno localizado nas proximidades de um local ainda mais antigo, o Fórum Romano, principal centro comercial da cidade na Antiguidade. A ideia era que a nova estrutura fosse uma expansão do que já existia nas cercanias.

Na época, a obra exigiu a demolição de um bairro inteiro, a um custo colossal para os cofres: registros do período indicam que o final da empreitada foi de cerca de 100 milhões de sestércios, a do império, algo estimado em 300 milhões de euros (R$ 2 bilhões) hoje em dia.

De modo , os fóruns eram estruturas que concentravam a vida social e pública da Roma imperial. Pelos recantos do Fórum de César, conviviam funcionários, plebeus, soldados, senadores, entre outras pessoas. Por lá, encontravam-se, por exemplo, lojas, banheiros públicos e as casas de câmbio da época. Mesmo quando ele foi destruído por um incêndio no ano 80 d.C., sucessivos governos romanos voltaram a reerguer as edificações na região, consideradas centrais para o cotidiano da cidade.

Antigo Fórum revive nas noites de Roma

O principal objetivo da visita com a projeção mapeada é, justamente, rememorar a importância do Fórum na vida pública romana, bem como o papel de Júlio César para expandir o império e a própria área onde as ruínas se localizam.

É possível reviver, por exemplo, a antiga Cúria, um edifício que ainda existe e é reconstituído em seu esplendor antigo pelas projeções. As paredes do lugar servem de telas, para onde são direcionadas as projeções.

 

Para além do que é possível observar durante o dia nas ruínas ainda restantes, com a tecnologia os espectadores podem visualizar os detalhes arquitetônicos esquecidos ou apagados pelo tempo.

Durante a visita, a plateia recebe fones de ouvido em que a história do lugar é contada em oito idiomas (italiano, inglês, francês, russo, espanhol, japonês, alemão e chinês). As músicas e os efeitos especiais tornam a experiência ainda mais imersiva.

Para chegar ao Fórum de César, os visitantes são conduzidos por uma passarela, atravessando a galeria subterrânea dos chamados Fóruns Imperiais.

Horários e ingressos

A programação dura aproximadamente 50 minutos, todas as noites, até 22 de setembro de 2024. O horário dos espetáculos varia conforme os meses: até 31 de julho, a visitação ocorre das 21h às 23h. Durante todo o mês de agosto, das 20h40 às 23h. Já de 1º a 22 de setembro, o horário é das 20h até às 22h20.

O ingresso custa 15 euros (cerca de R$ 86) e pode ser adquirido pelo site oficial da organização.

Leia tudo sobre Roma

Fonte: viagemeturismo

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.