O ditado “a paciência é uma virtude” tem sentido especial para o museu Brera Modern, em Milão, na Itália. Depois de 39 governos italianos e cinco décadas desde a elaboração do projeto, a instituição finalmente abre as portas no dia 7 de dezembro.
A nova galeria abrigará mais de 100 peças do acervo da Pinacoteca di Brera que nunca foram vistas pelo público. Dentre elas, obras de Umberto Boccioni, Carlos Carrà, Giorgio Morandi e Filippo de Pisis que foram doadas pelas famílias de colecionadores Jesi, Vitali e Mattioli. Será possível visitar o Brera Modern e a Pinacoteca com o mesmo ingresso.
Ver essa foto no Instagram
O novo museu está instalado no Palazzo Citterio, na mesma rua da Pinacoteca di Brera. Trata-se de uma construção de 1764 com uma grande escadaria central que atravessa os três pisos. A estrutura foi reformada entre 2015 e 2018 para atender aos fins museológicos.
Os adiamentos na abertura da instituição foram causados por problemas com contaminação por amianto e atrasos na instalação de ar condicionado. Antes da inauguração oficial do Brera Modern, parte da coleção de obras pode ser vista em uma exposição temporária nas Salas Napoleônicas da Pinacoteca.
Com a inauguração, a Pinacoteca di Brera se tornará responsável pela National Braidense Library, no mesmo prédio, e pelo Palazzo Citterio. A sede foi aberta em 1809 e exibe obras de Canova, Caravaggio, Raphael, Mantegna e Hayez.
Fonte: viagemeturismo