Em 10 de novembro, a companhia ferroviária Amtrak inaugura uma rota de trem temporária nos Estados Unidos. Com saídas diárias, o trajeto chamado de Floridian conectará Chicago e Miami em 47 horas. A viagem terá paradas em Cleveland, pittsburgh, Washington D.C., Jacksonville, Orlando e Tampa.
A jornada do meio-oeste até a Flórida levaria em torno de três horas se fosse feita de avião. A viagem de trem tem como público-alvo quem curte passar horas dentro de um vagão curtindo as paisagens da janela.
Além disso, a Floridian será lançada para aliviar o tráfego na linha ferroviária Northeast Corridor durante as obras do East River Tunnel, em Nova York, que foi danificado pelo furacão Sandy em 2012.
A Floridian já foi operada pela Amtrak entre 1971 e 1979, mas com paradas diferentes até chegar em Miami, como em Louisville e Kentucky. O trajeto relançado em 2024 é uma combinação da rota Capitol Limited, de Chicago a Washington, com parte da Silver Star, entre Washington e Miami.
Como comprar as passagens?
Diariamente, o trem partirá da Chicago Union Station às 6h40 com previsão de chegada dois dias depois, às 6h09, em Miami. No sentido contrário, os trens partem às 11h05 da Miami Station e chegam dois dias depois, às 8h45, em Illinois.
As passagens estão disponíveis no site da Amtrak e são vendidas em duas categorias. Na classe econômica (a partir de US$ 113), há duas fileiras com duas poltronas reclináveis de cada lado, tomadas e apoio para os pés. Já na primeira classe (a partir de US$ 734), há a opção da cabines-dormitório com banheiro.
O serviço de café da manhã, almoço e jantar chamado de Traditional Dining é exclusividade de quem viaja na primeira classe. Os passageiros da categoria econômica tem acesso à cafeteria com lanches e refeições pagos à parte.
Se os passageiros quiserem descer nas estações intermediárias para depois seguir viagem até o destino final do trem, precisam comprar bilhetes separados para os trechos.
Fonte: viagemeturismo