Após sete meses de restauração, não há mais tapumes que impedem a vista da Fontana di Piazza della Rotonda, em frente ao Panteão, em Roma. As obras começaram em abril como parte da preparação para o Jubileu da Igreja Católica, que começa em 24 de dezembro e se estende ao longo de 2025.
A fonte renascentista foi construída durante o Jubileu de 1575 pelo escultor Leonardo Sormani com o projeto de Giacomo della Porta. Na reinauguração em 27 de novembro, o prefeito Roberto Gualtieri ativou a água e relembrou que a última restauração na fonte havia sido realizada em 1992. Após a obra atual, o cálcario foi removido e os mármores antigos recuperados de seus diferentes níveis de deterioração.
Ver essa foto no Instagram
A Fontana di Nettuno e a Fontana del Moro, na Piazza Navona, também foram reinauguradas – e desenhadas por Giacomo della Porta no século XVI. No centro da praça, a Fontana dei Quattro Fiumi tem previsão de ser reaberta em 20 de dezembro junto com a Fontana dei Tritoni, na Piazza della Bocca della Verità.
A Fontana di Trevi, fechada desde o início de outubro, também deve ser reinaugurada em 20 de dezembro. Em 31 de outubro, uma piscina foi improvisada em frente à fonte para que os visitantes possam continuar cumprindo o ritual de jogar moedas por cima do ombro. Além dos reparos, uma passarela metálica foi construída sobre a fonte para que, futuramente, a cobrança de uma taxa de dois euros seja testada.
Ver essa foto no Instagram
Em dezembro, mais reaberturas estão previstas: Piazza Pia no dia 20, Piazza Risorgimento e Piazza dei Cinquecento, dia 23, e Piazza San Giovanni, dia 28.
Fonte: viagemeturismo