Grupo do Whatsapp Cuiabá
Turismo

Festival de Música em Inhotim: O Primeiro Evento do Gênero no Parque

2024 word3

O Instituto Inhotim, em Brumadinho, promove de 12 a 14 de julho o primeiro festival de música assinado pela instituição, o Jardim Sonoro. Serão três palcos espalhados pelo parque e oito shows com artistas de 4 continentes.

O evento contará com a presença de músicos como Paulinho da Viola, Sambas do Absurdo com Juçara Marçal, Gui Amabis, Rodrigo Campos e Regis Damasceno, Aguidavi do Jêje, Ballaké Sissoko & Vincent Segal (Mali/França), Joshua Abrams & Natural Information Society (Estados Unidos), Kham Meslien (França), Zoh Amba (Estados Unidos) e Kalaf Epalanga (Angola).

Segundo a diretoria artística do Inhotim, a seleção de artistas está alinhada a escolhas que pautam o programa musical da Orquestra Inhotim e de sua Escola de Música, mas que também repercutem as ações de arte contemporânea do museu.

Paulinho da ViolaPaulinho da Viola
Paulinho da Viola se apresenta no sábado (13), às 15h (Leo Aversa/Divulgação)

JARDIM SONORO – FESTIVAL DE MÚSICA INHOTIM

Programação

12 de julho, sexta-feira

Às 9h30, 10h30, 11h30 e 12h30 – Galeria PraçaVisitas mediadas às obras sônicas do Inhotim – Forty Part Motet, de Janet Cardiff, e Sonic Pavillion, de Doug Atkin

Às 13h, no espaço Igrejinha – Bate-papo com Kalaf Epalanga. Mediação de Ajítenà Marco Scarassatti (120 min)

Às 15h, no palco True Rouge – Zoh Amba (60 min)

13 de julho, sábado

Às 11h, no palco True Rouge – Ballaké Sissoko & Vincent Segal (60 min)

Às 13h, no palco Tamboril – Joshua Abrams & Natural Information Society (80 min)

Às 15h, no palco Magic Square – Paulinho da Viola (80 min)

Às 16h30, no palco Magic Square – Kalaf Epalanga (80 min)

O angolano Kalaf Epalanga se apresenta no sábado (13), às 16h30O angolano Kalaf Epalanga se apresenta no sábado (13), às 16h30
O angolano Kalaf Epalanga se apresenta no sábado (13), às 16h30 (Filipe Ferreira/Divulgação)

14 de julho, domingo 

Às 11h, no palco True Rouge – Kham Meslien (60 min)

Às 13h, no palco Tamboril – Sambas do Absurdo, com Juçara Marçal, Gui Amabis, Rodrigo Campos e Regis Damasceno (60 min)

Às 15h, no palco Magic Square – Aguidavi do Jêje (60 min)

INSTITUTO INHOTIM

HORÁRIOS DE VISITAÇÃO 

De quarta a sexta-feira, das 9h30 às 16h30. Aos sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 17h30. Nos meses de janeiro e julho, o Inhotim abre também às terças-. Inteira: R$ 50.
Todas as quartas-feiras são gratuitas e também o último domingo do mês; saiba mais sobre outras gratuidades.

LOCALIZAÇÃO

O Inhotim está localizado no município de Brumadinho, a 60 km de Belo Horizonte (aproximadamente 1h15 de viagem). Acesso pelo km 500 da – sentido BH/SP. Também é possível chegar ao Inhotim pela BR-040 (aproximadamente 1h30 de viagem). Acesso pela BR-040 – sentido BH/Rio, na entrada para o Retiro do Chalé.

TRANSPORTE ATÉ INHOTIM

A Belvitur, agência oficial de turismo e eventos do Inhotim, faz venda de ingressos para o museu junto com transporte partindo do hotel Holiday Inn Belo Horizonte Savassi (Rua Professor Moraes, 600, Funcionários). É preciso comparecer 15 minutos antes para o procedimento de embarque e conferência do voucher e a saída acontece às 8h (duração estimada da viagem: 1h30). Horário de retorno: 17h30 (ou 16h30 durante a semana). Contatos: 31 3290-9180; inhotim@belvitur.com.br. Veja mais informações sobre o transfer aqui.

INHOTIM LOJA DESIGN

A loja do Inhotim, localizada na entrada do parque, oferece itens de decoração, utilitários, livros, brinquedos, peças de cerâmica, vasos, plantas e produtos da culinária típica regional. É possível adquirir os produtos também na loja online.

GASTRONOMIA

O Inhotim oferece aos visitantes diferentes opções para alimentação. No Tamboril, o público encontra um ambiente integrado aos jardins e ao acervo de arte contemporânea, com um cardápio a preço fixo, extensa carta de vinhos, além de uma mesa de sobremesas com doces diversos. Já o Restaurante Oiticica, localizado próximo à obra Invenção da cor, penetrável Magic Square #5, De Luxe (1977), de Hélio Oiticica, traz refeições self-service a quilo, com menu que inclui saladas e opções de caçarolas quentes. O Café das Flores, situado próximo à recepção do Inhotim, tem no cardápio pão de queijo, além de opções de lanches, bolos e café. Mais opções de cafés, lanches rápidos, hambúrgueres e sobremesas são servidas nas imediações da Galeria True Rouge pelo OOP Café, na Galeria Miguel Rio pelo Bayo, e na Galeria Galpão com a hamburgueria Hack. Completam as opções de alimentação no Inhotim a Casa de Sucos e a Pizzaria do Teatro.

Veja um guia completo sobre Belo Horizonte

Fonte: viagemeturismo

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.