Se gosta de explorar e conhecer novos lugares, mas está cansado dos mesmos destinos turísticos, bem-vindo a mais um episódio da série “Mudando a Rota”, do Primeira Página. Na reportagem anterior, falamos sobre todo o potencial turístico de Jaciara, e hoje vamos conhecer as belezas de Nova Xavantina.
Prepare seu carro, ou a passagem de ônibus, e vamos juntos colocar o pé na estrada. Todos os dias, você vai conhecer uma cidade diferente, até porque, em um estado com mais de 140 municípios, o que não faltam são opções incríveis. (Veja as cidades que já passaram pelo nosso roteiro no final da reportagem)
Nova Xavantina
Na região conhecida como Vale do Araguaia, no sudeste do estado, encontramos Nova Xavantina, localizada a 651 km de Cuiabá. Cortada pelas BR-251 e BR-158, a cidade é repleta de belezas naturais, incluindo praias!
Banhada pelo Rio das Mortes, Nova Xavantina possui inúmeras praias às margens de suas águas perigosas e traiçoeiras, onde muitas pessoas aproveitam para pescar, admirar a paisagem e até praticar esportes radicais.
A Praia do Sol é um dos principais pontos de encontro da cidade, especialmente para os amantes de tereré, que se reúnem à beira do rio para aproveitar a brisa refrescante e compartilhar boas conversas em um ambiente descontraído.
No Rancho Ponte de Pedra, localizado no encontro do Córrego Ponte de Pedra com o Rio das Mortes, há belas praias fluviais, piscinas naturais, pequenas quedas d’água e passeios de barco.
Outro destaque é a Cachoeira da Saudade, um complexo com cinco quedas d’água e poços de águas cristalinas, ideal para nadar e relaxar.
São inúmeras cachoeiras espalhadas pela região, oferecendo aos visitantes paisagens de tirar o fôlego e águas cristalinas. Esses cenários proporcionam desde momentos de paz e tranquilidade até a adrenalina das águas selvagens, com quedas impressionantes que despertam o espírito aventureiro. (Confira o vídeo abaixo!)
O município também conta com diversas opções de hospedagem e restaurantes. Você pode conferir a lista divulgada pela prefeitura aqui.
Além disso, Nova Xavantina realiza anualmente o Festival de Pesca, que em 2024 chegou à sua 21ª edição.
História
Nova Xavantina foi oficialmente elevada à categoria de cidade em 1980 e completou 44 anos em 2024.
Segundo a prefeitura, a história do município remonta a 1943, quando ocorreu a expedição Roncador-Xingu, comandada pelo coronel Flaviano de Matos Vanique.
Essa expedição promovia a Marcha para o Oeste, idealizada por Getúlio Vargas, mas também tinha como objetivo oculto a possibilidade de transferir a capital do Brasil do Rio de Janeiro para um quadrilátero estratégico na bacia do Rio Xingu, caso necessário.
Em abril de 1944, o coronel Vanique lançou a pedra fundamental de Xavantina, na margem direita do Rio das Mortes, nomeando o local em homenagem ao povo indígena xavante.
Já em maio daquele ano, o presidente Getúlio Vargas visitou Xavantina acompanhado de uma comitiva que incluía o Ministro do Exército, o cuiabano general Eurico Gaspar Dutra.
A Fundação Brasil Central também planejava realizar um assentamento agrário na região, mas o projeto não progrediu. Descontentes, os colonos deixaram o local e se estabeleceram como posseiros no leste e norte de Mato Grosso. A região só voltou a crescer significativamente após 1950.
Fonte: primeirapagina