Está aberta a temporada de previsões. Todo fim de ano, empresas vão a campo para entender como está a mente dos consumidores e entender para que lado o barco navega. Ainda que muitas tragam apenas um panorama do que os sujeitos gostariam de ser para então viverem suas “melhores versões”, há tendências que merecem que fiquemos de olho. E uma delas é o fato de que a idade avançada não será um pretexto para que alguém deixe de pegar a estrada – e os baby boomers, nascidos entre 1945 e 1964, estão aí para provar. Em 2025, os viajantes querem ir além das viagens ditas convencionais, mas querem a companhia de seus familiares das mais diversas gerações. Essas e outras tendências foram anunciadas pela plataforma Booking.com, que fez uma pesquisa online com mais de 27 mil viajantes em 33 países nos meses de julho e agosto. O que vem a seguir, são nove previsões de viagens para 2025.
1) Turismo noturno
Viajantes estão em busca de atividades astronômicas acessíveis. Ao trocar a luz do dia pela noite, quase dois terços (64%) dos brasileiros pensam em visitar destinos com céus mais escuros. As experiências de contemplação de estrelas (79%), observação de constelações (62%), eventos cósmicos raros (61%) e guias astronômicos (60%) estão no topo da lista. Veja aqui alguns eventos que aconteceram em 2024.
As preocupações com a mudança climática também influenciaram essa transformação: 57% dos respondentes do Brasil pretendem aumentar o número de suas atividades noturnas para evitar as temperaturas altas do dia, e 36% preferem passar as férias em locais mais frios. A proteção contra os raios UV é importante para 67% dos viajantes, que se dizem inclinados a reduzir o tempo de exposição ao sol. Seguindo essa tendência, mais da metade (56%) pretende planejar atividades à noite e no início da manhã.
E mais: 54% dos pesquisados reservaria uma acomodação sem luzes para incentivar menos poluição luminosa e preservar a flora e a fauna.
2) Bem-estar em alta
As férias estão se transformando em mais do que apenas um momento de relaxamento. Motivadas pelo desejo de cultivar melhores escolhas de estilo de vida, quatro em cada cinco (78%) pessoas do Brasil se interessam por retiros de longevidade.
A revitalização profunda é prioridade, de vibração corporal (65%) e terapias com luz infra-vermelha (60%) a crioterapia (52%) e tratamento com células-tronco (50%). Quase nove em cada dez (87%) viajantes brasileiros querem novas atividades de bem-estar que possam incorporar ao dia a dia.
Além disso, os brasileiros são a quinta nacionalidade que mais pagaria por férias cujo único propósito fosse prolongar sua expectativa de vida e bem-estar (76%), atrás apenas dos tailandeses (81%), indianos (79%), emiradenses (79%) e colombianos (77%), e empatados com os mexicanos (76%).
3) Itinerários Alternativos
Quatro em cada cinco (83%) turistas do Brasil usarão a tecnologia para encontrar experiências autênticas, não apenas para respeitar os locais que visitam, mas também para contribuir positivamente com o lugar. Viajantes brasileiros também pretendem ter uma abordagem mais responsável à forma como usam a tecnologia. Um quarto (26%) respondeu que não marcará onde estão nas redes sociais quando visitar um destino menos conhecido, a fim de mantê-lo em segredo e evitar as multidões (é ver para crer). A pesquisa também aponta que 83% dos viajantes brasileiros esperam usar a tecnologia para encontrar regiões menos movimentadas, e 18% já usam aplicativos para lidar com isso em tempo real.
4) Viagens multigeracionais
A pesquisa mostrou que as viagens multigeracionais estão em alta. Apesar de que quase metade dos viajantes do país (47%) prefira gastar dinheiro em uma viagem dos sonhos em 2025 do que deixar de herança para os filhos, no próximo ano essa tendência assumirá uma abordagem mais “altruísta”: a geração mais velha se diz mais disposta a gastar dinheiro com os entes queridos em vez de apenas encher as contas bancárias da próxima geração.
Enquanto 54% dos viajantes brasileiros admitiram que seus pais já financiaram suas férias ou parte delas mesmo na fase adulta, os turistas baby boomers do país provavelmente vão contribuir com esse cenário, graças aos 88% que ficariam felizes em pagar a viagem dos filhos e 84% pela viagem dos netos.
5) Guys on the road
Os homens estão deixando de lado as expectativas convencionais para se desligarem do estresse da vida cotidiana (32%), ir em busca de benefícios para a saúde mental e crescimento pessoal (ambos 29%), além de aproveitar o descanso e rejuvenescimento (25%). Estabelecer conexões, sejam elas antigas ou novas, será essencial: 12% dos homens do país consideram fazer uma viagem apenas com colegas homens como uma forma de aplacar a solidão. Além disso, dois quintos (41%) estão buscando novas amizades, enquanto 21% desejam aprimorar suas habilidades de relacionamento com amigos e familiares.
6) Aventuras sem idade
Quase um em cada cinco (18%) turistas brasileiros da geração baby boom se interessa por férias que envolvam aventura, e 38% se diz disposta a sair da zona de conforto. Abrindo caminho para uma era de adrenalina, quase metade (44%) deles demonstra interesse em passeios a cavalo, 26% escalaria montanhas, 17% desceria rios de canoa e 15% se aventuraria em expedições a geleiras.
Os viajantes neurodivergentes trarão à tona suas necessidades muitas vezes invisíveis, usando tecnologias para revolucionar a maneira como vivenciam o mundo em 2025. Há um crescente movimento em direção a abordagens mais inclusivas para experiências de viagem, que se alinhem melhor com as necessidades neurotípicas: quase metade (49%) das pessoas do país que se consideram neurodivergentes teve uma experiência negativa durante uma viagem devido à sua neurodivergência, enquanto 56% acreditam que as opções de viagem são limitadas devido a esse mesmo motivo.
Muitas pessoas esperam que a tecnologia assuma um papel mais importante em suas viagens, ajudando a diminuir a ansiedade tanto delas quanto de seus companheiros de viagem. Quatro em cada cinco (80%) se interessam por ferramentas de IA que tragam informações de viagem atualizadas, relatórios de atrasos e sugestões sobre espaços mais silenciosos e menos movimentados em aeroportos e hotéis. Salas sensoriais em aeroportos, hotéis e outros locais são procuradas por 75%, enquanto 79% gostariam de ter mais opções de “bloqueio de ruído” em toda a experiência de viagem.
8) Viagem vintage
Em 2025, as pessoas talvez adotem um estilo vintage, visitando brechós durante as férias para montar uma mala mais sustentável. Quase metade (44%) dos viajantes brasileiros revelou que tem interesse em comprar roupas para as férias não antes, mas durante a viagem – e entre a Geração Z esse índice sobe para 51%. Além disso, 50% disseram que visitariam brechós nas férias e 82% afirmaram já ter comprado produtos vintage ou de segunda mão durante uma viagem ao exterior.
Essa mudança, influenciada pelo custo e pela consciência climática, não se trata apenas de estilo, mas de praticidade. Com 68% dos viajantes do Brasil pretendendo economizar mais em suas viagens e 81% restringindo o planejamento do orçamento para maximizar suas experiências, encontrar pechinchas escondidas em lojas de segunda mão passou a ser parte da aventura. Em oposição ao modelo fast fashion e ao consumismo em massa, 42% das pessoas do país afirmam que encontram produtos de melhor qualidade em lojas vintage no exterior do que em suas cidades, enquanto 32% compram itens vintage nas férias por encontrarem ofertas melhores.
9) A viagem já começa no aeroporto
Os viajantes querem desfrutar de uma nova era de entretenimento nos aeroportos: quase metade (49%) dos brasileiros demonstram interesse em visitar algum lugar por causa do aeroporto, e três quartos (74%) estão curiosos sobre aeroportos com experiências ou instalações exclusivas. Mas é a Geração Z junto com os millennials que estão liderando essa nova tendência. Entre esses dois grupos, 32% pretendem considerar destinos com base no que um aeroporto é capaz de oferecer em termos de conforto: de hotéis cápsula (32% da Geração Z e 30% dos millennials) e spas (27% da Geração Z e 27% dos millennials) aos restaurantes com estrelas Michelin (24% da Geração Z e 25% dos millennials). Além disso, quase três quartos dos turistas do país (73%) indicam que se sentiriam mais entusiasmados em relação às viagens se houvesse uma variedade maior de instalações para uso antes do voo. Dessa forma, as férias começam antes de embarcar no avião.
Fonte: viagemeturismo