A energia singular de Salvador que mistura sincretismo, dendê e axé também tem seus efeitos ao longo dos 105 km de orla. A cidade é uma pequena península, com saídas para o continente apenas em algumas partes do norte e nordeste da região, deixando Salvador com uma boa extensão de praias, sejam elas apontadas para o oceano Atlântico quanto para a Baía de Todos os Santos. Confira algumas:
Praias de Salvador
O Aeroporto Luís Eduardo Magalhães fica um pouco distante do centro da cidade, necessitando de um deslocamento de meia hora. Por ser uma cidade em que o turismo movimenta muito a economia, a malha hoteleira é ampla, ainda que se concentre mais nos bairros de Brotas, Ondina e Pituba. Veja aqui uma lista com as 10 ótimas praias:
Gamboa de baixo
Localizada no interior da Baía de Todos os Santos, junto à comunidade de mesmo nome, a Gamboa virou hype nos últimos anos. Com águas calmas, barcos de pesca e uma atmosfera amigável, o local tem virado um queridinho de locais e turistas. O Bar da Mônica garante toda estrutura necessária para passar o dia, com cerveja gelada, comida e até uma escadinha para subir depois de dar um tchibum no mar – a praia é na verdade uma laje. No Instagram do bar, nos destaques, tem uma postagem explicando como chegar pelo asfalto. Outra opção é pegar um barco na comunidade do Solar do Unhão, que é vizinha do Museu de Arte Moderna (MAM) – basta subir a pé ladeando a Capela de Nossa Senhora da Conceição até encontrar uma escadaria que desce até a praia da Gamboa. Desça e negocie com o barqueiro o trajeto de ida e volta.
Ver essa foto no Instagram
Prainha do MAM
Para a prainha do MAM, a do Museu de Arte Moderna da Bahia, também pega-se um barco na Gamboa (leia acima). A diferença é que no MAM é uma praia de verdade, pequena, exclusiva e quase secreta.
Há quiosque de comida e aluguel de cadeira e guarda-sol. Para ir embora é possível subir uma escadaria até o portão do Solar do Unhão/MAM. “Não posso chegar pela escada?” Não, a chegada é apenas de barco.
Porto da Barra
Essa é uma das praias mais frequentadas da cidade e não é à toa. A estreita faixa de areia e os dois fortes que delimitam a Praia do Porto da Barra guardam um local com água calma e cristalina, um pôr-do-sol daqueles e é ótima para ver vida marinha graças à barreira de corais que não fica muito longe da costa.
Farol da Barra
Separado do Porto da Barra pela fortaleza de Santo Antônio e alguns metros de costa, a Praia do Farol da Barra chama a atenção pela água, que é calma e quente, além de formar piscinas naturais durante a maré baixa. Também é ali onde ocorrem grandes eventos e shows, como a virada de ano de Salvador.
A Praia do Farol da Barra também conta com muitos restaurantes próximos, que facilitam a vida de quem quer passar o dia todo na beira do mar.
Ondina
A Praia de Ondina tem ótima infraestrutura, com vários hotéis. A faixa de areia não é muito extensa, mas é menos movimentada que outras opções da região.
A costa com muitas pedras assusta à primeira vista, mas é nelas que está um dos principais charmes da praia: quando a maré baixa, formam-se algumas piscinas naturais entre as rochas. Já na maré alta, mergulhar pode ser perigoso.
Buracão
Localizado no Rio Vermelho, a praia do Buracão e a Praia do Rio Vermelho são menos concorridas que as anteriores, mas o mar é agitado, com correnteza e a costa um pouco mais acidentada. Além de ser uma boa pedida para um passeio de bicicleta pela orla, ambas contam com diversos barcos da pesca atracados na areia, que rendem ótimas fotos e dão um charme ao local.
Ver essa foto no Instagram
Ainda assim, a maior procura pela região é durante a noite, já que a região do Largo da Mariquita conta com diversos bares.
Stella Maris
Um pouco afastada do centro de Salvador, a Praia de Stella Maris tem ótima infraestrutura. Com uma extensa faixa de areia, coqueiros fazendo sombra e um mar azul, o local é perfeito para relaxamento durante a semana, quando o movimento diminui. É outro local onde se formam piscinas naturais durante a maré baixa, já na maré alta costuma ser perigosa para banho.
Flamengo
Um pouco distante do centro de Salvador, a Praia do Flamengo segue sendo um dos destinos mais frequentados. A areia fininha, os coqueiros, os recifes e o mar cristalino compõem um cenário bonito, ainda que a água seja bem agitada e mais atrativa aos surfistas – na maré baixa surgem piscinas naturais. Lá também é a casa da Barraca do Lôro, que há quase 30 anos é referência em gastronomia e hospitalidade.
Ver essa foto no Instagram
Ilha dos Frades
Localizada no meio da Baía de Todos os Santos, a cerca de 60km da parte continental de Salvador, a Ilha dos Frades é um dos melhores passeios para quem tem um tempinho sobrando na capital baiana. A ilha conta com 15 praias lindíssimas, que podem ser acessadas a pé.
Ver essa foto no Instagram
É possível acessar o local de barco (R$ 25) saindo do Terminal Marítimo Madre de Deus (a cerca de 60 km de Salvador) até a Praia de Paramana, além do custo para ingressar na Ilha dos Frades, que é de R$ 25. Também é possível partir do Terminal Turístico Náutico da Bahia em escunas que levam os visitantes até o terminal hidroviário da ilha, ao lado da Praia de Nossa Senhora de Guadalupe, tida como a mais linda da ilha.
Reserve hospedagem em Salvador
Fonte: viagemeturismo