Sophia @princesinhamt
Turismo

Aluguel de casas no centro histórico de Diamantina no Airbnb: descubra essa experiência única!

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O centro histórico de Diamantina, em Minas Gerais, concentra não só os principais casarões e igrejas da cidade, como também os restaurantes e cafeterias. Por isso, é a melhor região para se hospedar e estar a uma pernada de tudo que interessa. Explorar os arredores dispensa carros, mas é preciso ter fôlego para aguentar o sobe e desce das ladeiras de pedra. 

As acomodações aqui reunidas têm estrutura modesta, mas reluzem como diamantes por sua localização perto das principais atrações. Confira a seleção:

Casa para dez pessoas abaixo do Mercado Velho

Subindo a Rua do Beco das Beatas, onde está a casa, e contornando o quarteirão alcança-se a Praça Barão Guaicuí e o Mercado Velho, onde acontece uma feira de produtos regionais aos sábados e domingos. A casa data de 1930 e foi reformada para receber grupos de até dez pessoas. São quatro quartos, dois banheiros, cozinha equipada e sala de estar no estilo mais tradicional de Diamantina: com decoração em branco e azul. Ótima para quem viaja com crianças, a área externa tem um pequeno parquinho com balanço e escorregador. Reserve aqui.

Comentário de quem já alugou: “A casa é um charme, antiga porém reformada, com toques de decoração atuais. Muito bem localizada, pertinho de tudo, fizemos todos os deslocamentos a pé. Mariana foi muito atenciosa e prontamente me respondia, dava sugestões.” – Vanessa, agosto de 2024.

Airbnb Diamantina, Minas Gerais
(Airbnb/Reprodução)

Casa para 15 pessoas perto da Rua da Quitanda

Os lustres, as varandas e os detalhes rebuscados nos móveis de madeira não deixam dúvidas sobre o passado colonial do casarão. Repleta de charme, a acomodação tem sete quartos, todos com janelas com vista para o Centro Histórico da cidade. A cozinha é equipada com fogão a lenha, geladeira e microondas. A casa está próxima à Rua da Quitanda, que concentra bares e restaurantes e é onde ocorre a Vesperata, entre abril e outubro. Reserve aqui.

Comentário de quem já alugou: “Tudo é perfeito: a localização, a casa, o cuidado com os hóspedes, a roupa de cama, as dicas sobre a vesperata… fomos recebidos com café, biscoitos e um bolo novinho e delicioso.” – Thais, outubro de 2024.

Airbnb Diamantina, Minas Gerais
(Airbnb/Reprodução)

Casa para seis pessoas ao lado da Igreja do Carmo

Ao lado da igreja mais rica da cidade, a casa está na histórica Rua do Contrato, nome que faz referência ao contratador de diamantes João Fernandes de Oliveira, parceiro de Chica da Silva. Assim como do lado de fora, os detalhes por dentro são em verde, vermelho e amarelo. Os seis hóspedes se acomodam nos dois quartos ou no sofá-cama da sala de estar e dividem o único banheiro da acomodação. Há ainda cozinha equipada com geladeira, fogão e utensílios básicos e uma pequena área de serviço com vista para a Igreja do Rosário e o Pico do Itambé. Durante a Semana Santa, as procissões passam em frente à casa. Reserve aqui.

Comentário de quem já alugou: “A casa é simplesmente linda e exatamente o que mostram as fotos. Ao abrir qualquer porta ou janela, você vai se deparar com as vistas surreais de Diamantina. A localização é perfeita e a casa fica a menos de 10 minutos andando dos melhores pontos turísticos, bares e restaurantes. A comunicação com a Natália foi sempre fácil, direta e eficiente” – Vinícius, junho de 2024.

Airbnb Diamantina, Minas Gerais
(Airbnb/Reprodução)

Casa para duas pessoas em frente à casa de Chica da Silva

Compacta, a casa tem um quarto com televisão e cama queen, um banheiro e um pequeno hall com poltronas, frigobar e cafeteira. A localização, porém, é o que tem de mais interessante: em frente ao sobrado onde Chica da Silva viveu com o contratador João Fernandes entre 1763 e 1771. A atração tem entrada gratuita e expõe um acervo de itens e mobiliário do século 18 (confira tudo sobre a visita). Reserve aqui.

Comentário de quem já alugou: “Excelente hospedagem, privativa e com muito conforto. O ponto alto com certeza é a localização. Fizemos tudo a pé, pegando o carro apenas para explorar os distritos de Diamantina. Utilizamos o espaço como ponto de apoio das caminhadas pela cidade.” – Renato, agosto de 2024.

Airbnb Diamantina, Minas Gerais
(Airbnb/Reprodução)

Casa de campo para dez pessoas

A 10 km do centro de Diamantina, essa casa é para quem busca sossego em meio ao Cerrado na Serra do Espinhaço. Há até mesmo um rio que corta toda a propriedade e opções de trilhas que levam a cânions, poços e pequenas cachoeiras. Em dois andares, até dez pessoas podem se hospedar nos quatro quartos, onde luminárias que pendem do teto, vasos de planta e as cores verde e azul estão por todos os lados. Da cozinha americana, é possível sair para a varanda com redes, sofás e lareira.  Reserve aqui.

Comentário de quem já alugou: “A casa estava impecável, tudo limpo e bem organizado. A casa é realmente muito linda e bem aconchegante, a noite é linda, e a vista durante o dia é surreal. O Felipe foi extremamente receptivo, nos dando até dicas de passeio pela cidade.” – Maria Isabela, agosto de 2024.

Airbnb Diamantina, Minas Gerais
(Airbnb/Reprodução)

Leia tudo sobre Diamantina

Busque outras hospedagens em Diamantina no Airbnb

Ainda que não tenhamos nos hospedado em todas as acomodações aqui listadas, selecionamos cuidadosamente cada uma delas com base na localização, conveniência e comentários de hóspedes anteriores. Caso você faça uma reserva por meio dos links aqui listados, a Viagem e Turismo poderá ganhar uma comissão.

Fonte: viagemeturismo

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.