Brad Pitt é o protagonista de Trem-Bala, novo filme de ação dirigido por David Leitch (o mesmo de Deadpool 2 e um dos que estão por trás da saga de John Wick). Na trama, cinco serial killers são colocados no mesmo comboio que vai de Tóquio a Quioto, no Japão, mas não sabem da presença uns dos outros. Com muita adrenalina, humor ácido e cenas de violência, o longa-metragem estreou no início de agosto e segue em primeiro lugar nas bilheterias dos EUA.
Se você já assistiu a Trem-Bala, reparou que, em uma determinada cena, Pitt tira sarra de sua própria doença? Pois bem, tudo acontece quando Joaninha, o assassino interpretado por ele, consegue se lembrar do homem que queria matá-lo, o Lobo (Bad Bunny), cujo caminho ele havia cruzado durante um casamento. “Sou realmente um fisionomista”, ele diz então. Uma frase aparentemente irrelevante, mas que na verdade faz referência à prosopagnosia, também chamada de cegueira facial.
Foi em 2013 que Pitt revelou ter esse distúrbio neurológico caracterizado pela incapacidade total ou parcial de reconhecer as feições do próprio rosto ou de pessoas próximas, como amigos e familiares. Isso pode gerar sintomas como dificuldade de interação social ou de manter relacionamentos, medo, transtorno de ansiedade, depressão e até tendência a evitar contato visual.
“Muitas pessoas me odeiam porque acham que eu as desrespeito”, confidenciou Pitt à revista Esquire na época. “Você sabe, é um mistério para mim, eu não consigo pegar um rosto.”
Trem-Bala: Brad Pitt fez astro da Marvel ir para o hospital durante filmagens.
Em recente conversa com a GQ, o astro de 58 anos voltou a comentar o assunto delicado. “Ninguém acredita em mim”, queixou-se. “Quero conhecer outra pessoa que tenha esse problema!”
Pitt pode até não ter encontrado um semelhante, mas pelo menos conseguiu “exorcizar” sua condição de uma maneira inusitada em Trem-Bala.
Baseada em um livro japonês de Kōtarō Isaka, a produção reúne em seu elenco nomes como Joey King, Aaron Taylor-Johnson, Michael Shannon e Brian Tyree Henry. Sandra Bullock e Logan Lerman também atuam no projeto, cujo roteiro é assinado por Zak Olkewicz.