Christinny dos Santos
Única News
Uma nuvem de poeira avançou sobre o município de Tangará da Serra (241 km de Cuiabá) nesta terça-feira (15). O fenômeno, registrado por populares e publicado nas redes sociais, acontece normalmente com a chegada de uma frente fria, após um período de estiagem.
Nas imagens registradas, é possível observar a grande camada marrom avermelhada avançando sobre a cidade. Enquanto alguns pontos foram quase que completamente tomados pela nuvem, em outros só é possível vê-las de longe, até o momento.
Tangará da Serra foi um dos municípios que sofreu com as queimadas e chegou a decretar situação de emergência no mês de agosto, pois a seca já vinha se refletindo na má qualidade do ar. Todo estado passou por um sofrível período de estiagem, mas com a mudança de estação, chegaram o cavado e duas frentes frias, gerando alerta de tempestade.
Tanto o cavado, circulação de ar que se torna em uma área de baixa pressão atmosférica, quanto as frentes frias se concentram em outras regiões do país, mas passam pelo Mato Grosso com intensidade suficiente para provocar chuvas e derrubar, ainda que pouco, a temperatura.
A associadas, as condições climáticas anteriores e o efeito da mudança de estação são o que causam o fenômeno da nuvem de poeira.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alertou para o perigo potencial, alerta amarelo, para tempestade no município e outras 110 cidades de Mato Grosso, incluindo a Capital. Nestes casos não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
Assista aos vídeos registrados por populares e divulgados pela página Tangará Mil Graus:
FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!
Fonte: unicanews