Na próxima quinta-feira, 25, um condenado à morte sofrerá sua pena por meio da asfixia por gás nitrogênio, no Alabama, . É a primeira vez que os norte-americanos vão utilizar o método.
A sentença foi dada pelo R. Austin Huffaker Jr., em 10 de janeiro. Ele negou o recurso de defesa de Kenneth Smith, de 58 anos, para não levar a execução adiante.
O condenado matou uma mulher, em março de 1998, a mando do marido dela, um pastor, que se suicidou depois. Em 17 de novembro de 2022, Kenneth Smith sobreviveu à injeção letal, aplicação com a qual cumpriria sua pena de morte.
Estados Unidos procuram novos métodos de execução de pena de morte, porque drogas de injeções letais estão se tornando difíceis de ser encontradas
![Condenado Nos Eua Sobrevive A Injeção Letal E Será Executado Por Asfixia Com Nitrogênio 2 2025 word3](https://medias.revistaoeste.com/qa-staging/wp-content/uploads/2024/01/pena-de-morte-2.jpg)
![Condenado Nos Eua Sobrevive A Injeção Letal E Será Executado Por Asfixia Com Nitrogênio 3 2025 word3](https://medias.revistaoeste.com/qa-staging/wp-content/uploads/2024/01/pena-de-morte-2.jpg)
Smith ficou amarrado em uma maca por mais de uma hora enquanto policiais tentavam encontrar uma veia boa o suficiente para receber o veneno. A defesa dele disse à Justiça que o assassino sentiu dor física e psicológica e que desenvolveu transtorno de estresse pós-traumático.
A defesa também alegou que Smith está sendo usado como “cobaia” de um método novo e experimental. “Depois de a primeira tentativa torturante de executar Kenny Smith por injeção letal falhar, o Alabama agora planeja tentar de novo”, escreveu Bryan Stevenson, diretor-executivo da ONG Equal Justice Initiative.
A Anistia Internacional também pediu ao Alabama que não execute a pena de morte de Smith. A instituição usa como um de seus argumentos que o condenado chegou a ser absolvido por um júri popular por 11 votos a 1. Porém, a absolvição foi anulada posteriormente pela , segundo o portal g1.
A execução por hipóxia por nitrogênio causaria a morte do condenado ao forçá-lo a respirar nitrogênio puro. A pessoa é privada do oxigênio necessário para manter suas funções corporais.
![Condenado Nos Eua Sobrevive A Injeção Letal E Será Executado Por Asfixia Com Nitrogênio 4 pena de morte 3](https://medias.revistaoeste.com/qa-staging/wp-content/uploads/2024/01/pena-de-morte-3.jpg)
![Condenado Nos Eua Sobrevive A Injeção Letal E Será Executado Por Asfixia Com Nitrogênio 5 pena de morte 3](https://medias.revistaoeste.com/qa-staging/wp-content/uploads/2024/01/pena-de-morte-3.jpg)
O Alabama se tornou o terceiro Estado norte-americano a autorizar o uso de gás nitrogênio para executar presos em 2018, ao lado de Oklahoma e Mississippi. Mas nenhum deles aplicou o método ainda.
Os Estados norte-americanos que ainda aplicam a pena de morte estão buscando novas formas de executar detentos, porque drogas usadas em injeções letais estão cada vez mais díceis de serem encontradas.
Fonte: revistaoeste