Depois de um perĂodo de testes para assinantes, o X/Twitter liberou para todos os usuĂĄrios o Grok, seu modelo de linguagem com inteligĂȘncia artificial. O lançamento faz parte do plano de Elon Musk de transformar o X num faz-tudo, uma espĂ©cie de novo Google. O Grok faz parte do menu localizado na parte esquerda do programa de rede social.
Como os outros programas nessa linha (como o ChatGPT e o CoPiloto), o Grok começa tudo com um prompt â o box onde o usuĂĄrio faz sua pergunta ou pedido. Quanto mais claro o pedido, melhor a resposta. Mas o usuĂĄrio pode tambĂ©m usar uma sĂ©rie de sugestĂ”es jĂĄ disponĂveis: âRecomendar um jogo de RPG de fantasiaâ, âAjude-me a escrever uma carta de apresentaçãoâ ou, para os mais nerds, âResolva o problema de soma dupla em Pythonâ.
O Grok tambĂ©m tem sua capacidade de produzir ilustraçÔes, e o resultado aparece em quatro opçÔes para que o usuĂĄrio escolha. Por exemplo: âfaça o desenho de um astronauta surfando na atmosfera de JĂșpiterâ.

Existe uma opção chamada âModo divertidoâ no Grok (sĂł para assinantes) que busca quebrar a seriedade e a correção polĂtica dos outros serviços. Segundo o prĂłprio serviço, âno modo divertido, Grok adota uma voz mais ousada e editorializada, inspirada no âGuia do Mochileiro das GalĂĄxiasâ de Douglas Adams. Ele pode usar linguagem mais coloquial e atĂ© mesmo vulgar, algo que vocĂȘ nĂŁo encontraria em chatbots mais convencionais como o ChatGPTâ.
O Grok ainda estĂĄ no inĂcio, mas seu uso em conjunto com uma rede social pode tem um grande potencial. Mais uma razĂŁo para os atuais donos do poder estarem tĂŁo desesperados para censurar as redes.
Fonte: revistaoeste