Os emirados Árabes unidos vão enviar três aviões com doações para a população afetada pelas fortes chuvas no Rio Grande do Sul. Segundo boletim mais recente da , 2.281.774 pessoas de 460 municípios foram atingidas. O número de desabrigados é de 77.199.
O presidente do país, xeique Mohammed Bin Zayed Al Nahyan, anunciou as doações durante ligação de telefone com o presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva, nesta quinta-feira, 16. Os donativos para o Rio Grande do Sul devem chegar nos próximos dias.
As doações teriam sido recolhidas por mobilização social, inclusive, da comunidade brasileira presente nos Emirados Árabes Unidos. O xeique Mohammed também prestou sua solidariedade a todos os afetados pelas tempestades no Rio Grande do Sul.
O presidente árabe relembrou as chuvas que atingiram Dubai neste ano, que resultaram na inundação de estradas e no congestionamento do Aeroporto Internacional de Dubai. Nesse sentido, disse que faria “tudo o que for possível para apoiar o Estado e o povo gaúcho.”
Lula agradeceu a solidariedade e renovou o convite para que o xeique Mohammed visite o Brasil. O objetivo é reforçar a parceria entre as nações. O petista também declarou a intenção em “organizar evento bilateral com investidores e empresários.”
O conselheiro de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Jake Sullivan, expressou condolências em nome do presidente Joe biden e do povo dos Estados Unidos àqueles que foram impactados pelas devastadoras inundações e por deslizamentos de terra no Rio Grande do Sul.
O integrante do governo norte-americano também prestou seu apoio por ligação telefônica, mas com o assessor especial do presidente do Brasil, Celso Amorim. Sullivan afirmou que os EUA têm o “compromisso de trabalhar em estreita colaboração com o Brasil na prestação da assistência necessária.”