O Aquário da Inovação capacita empreendedores locais e transforma negócios em iniciativas de impacto social em Paranaguá, cidade do litoral paranaense conhecida por seu charme histórico e belezas naturais, que agora também se destaca como um polo emergente de inovação social.
O projeto é uma iniciativa do Impact Hub Curitiba, que faz parte da maior rede global colaborativa para a promoção do desenvolvimento sustentável no qual negócios e lucros são utilizados para potencializar os serviços em prol de pessoas e do planeta, presente em 60 países, junto com a Coalização de Impacto e o Instituto Ecoe.
Para fortalecer o empreendedorismo no litoral do Paraná, o Aquário da Inovação está com uma campanha de arrecadação aberta para que seu programa de capacitação de empreendedores atinja novos patamares em 2024. As contribuições podem ser realizadas pelo site do projeto.
A meta é atingir R$ 75 mil nas próximas semanas para que 10 novos negócios sejam incubados nesta etapa do programa. Toda ajuda é importante para que as ações do projeto sejam desenvolvidas. Caso a meta não seja atingida, o valor arrecadado será devolvido aos doadores.
Para impulsionar a arrecadação, a campanha foi concebida como um matchfunding, o que significa que cara real doado será triplicado graças à participação do Instituto de Cidadania Empresarial (ICE), por meio da Coalização pelo Impacto, do qual a cidade de Paranaguá faz parte ao lado de Brasília (DF), Belém (PA), Fortaleza (CE), Campinas (SP) e Porto Alegre (RS). O movimento lidera uma transformação que visa impulsionar negócios de impacto, trazendo desenvolvimento econômico e social para cada região, mostrando que inovação não é privilégio dos grandes centros.
Jornada de capacitações em 2023
Em 2023, o Aquário da Inovação iniciou uma jornada de capacitação, conduzida pelo Impact Hub Curitiba, que alcançou 15 empreendedores focados em turismo, atividades culturais, produtos locais, agroecologia e gastronomia. O objetivo de transformar negócios comuns em negócios de impacto forneceu especial atenção a empreendedores de territórios vulnerabilizados, como a região de Alexandre, em Paranaguá.
“O Impact Hub visou essas áreas [de vulnerabilidade] para buscar empreendedores para os quais a gente pudesse levar essa visão de impacto. No resultado, tivemos 15 empreendedores no ano passado, a maioria mulheres de territórios mais vulnerabilizados como, por exemplo, do bairro Alexandra de Paranaguá, que é umlocal que não tem tanta infraestrutura”, explica Natália Panzeter Vieira Rosa, Gestora de Projetos do Impact Hub.
Ao final da jornada, os empreendedores apresentaram seus projetos no Demo Day, um evento que marcou o fechamento de um ciclo e o início de novas oportunidades para os negócios de impacto em Paranaguá.
Campanha de matchfunding e oportunidades de incubação marcam nova fase do projeto
Neste ano, o Aquário da Inovação busca expandir seu impacto por meio da campanha de arrecadação aberta. Natália ressalta que a ação tem como finalidade oferecer capacitações mais personalizadas para os empreendedores.
“O propósito do Aquário com essa campanha é utilizar o valor para fazer a incubação de 10 negócios que passaram pelo programa no ano passado ou por outros projetos presentes em Paranaguá, que também fazem parte da Coalizão, como o GENI, Jornada Empreendedora e o Natureza Empreendedora, da Fundação Grupo Boticário. O objetivo, então, é buscar empreendedores locais para poder participar dessa incubação e para que possa dar um apoio mais detalhado, com mentorias e uma jornada mais próxima, mais personalizada para eles”, diz.
A campanha de financiamento coletivo, que pode ser feito pela plataforma Benfeitoria. Ela oferece recompensas para os apoiadores, todas pensadas para valorizar o trabalho dos empreendedores locais. Entre as opções estão produtos artesanais feitos com insumos locais, como sementes e madeira de caixeta, e até experiências como o Day Use em propriedades com café colonial e trilhas naturais.
Buscando parceiros que compartilham dessa visão, os desenvolvedores do projeto também fornecem pacotes de apoio personalizados para empresas, incluindo workshops e mentorias em ESG e negócios de impacto, adaptados às necessidades das companhias que desejam se envolver no ecossistema de impacto.
Ecossistema que cresce como modelo
O Aquário da Inovação tem o propósito de se tornar um modelo inspirador para outras cidades que, assim como Paranaguá, não são capitais e enfrentam desafios para desenvolver seus próprios ecossistemas de impacto.
Natália destaca que o sucesso em cidades menores pode criar um efeito multiplicador, incentivando novas iniciativas em locais com características similares. “O objetivo é que a gente consiga desenvolver mais negócios que sejam modelos na cidade. Isso porque, quando você tem mais negócios que sejam bem estruturados e que tenham dado certo, você começa a ter um ecossistema mais próspero. Um negócio vai puxando o outro e, assim, a roda vai girando”, comenta.
Fonte: gazzconecta