Turismo

Trem noturno entre Belo Horizonte e Vitória agora passa por cidade mineira

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Os mineiros que lotam as praias do Espírito Santo no verão e nos feriados prolongados terão, em breve, uma nova opção de viagem. A Vale, empresa responsável pela linha VitóriaMinas, começará a operar um trem noturno em janeiro e julho de 2026. Nesse novo horário, a empresa passará a atender também a mineira Itabira.

O embarque em Itabira ocorria apenas nos horários diurnos. No entanto, após o pedido de inclusão feito pelo Sindicato Metabase, os passageiros da cidade também poderão viajar à noite. Segundo o presidente do sindicato, André Viana Madeira, a Vale criará uma linha saindo de Itabira com conexão em Nova Era, permitindo o acesso ao trem noturno com destino a Cariacica, na Região Metropolitana de Vitória. “Apresentamos essa reivindicação legítima dos moradores de Itabira, trabalhadores, aposentados e pensionistas da Vale, que agora poderão acessar com mais facilidade as praias capixabas durante as férias”, disse André Viana.

Assim, a baldeação em Nova Era – já realizada durante o dia – passará a valer também no período noturno, garantindo o embarque direto para o Espírito Santo.

Viagem sob as estrelas

Durante reunião com representantes do Metabase e da Aposvale, a Vale confirmou que as passagens do trem noturno começarão a ser vendidas em 15 de novembro. Os horários exatos da rota ainda não foram divulgados, mas a previsão é que as partidas de Belo Horizonte e de Cariacica ocorram por volta das 20h.

O novo horário faz parte do contrato de concessão da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM), firmado entre a Vale e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Atualmente, o trem diurno parte diariamente às 7h de Belo Horizonte e de Cariacica, chegando ao destino por volta das 20h30. A jornada dura 13 horas, cruzando 664 quilômetros e 30 paradas entre os dois estados. A linha, que passa por 42 municípios, é a única de longa distância com operação diária de passageiros no Brasil e transporta cerca de 70 mil pessoas por mês fora da alta temporada.

Rota Trem Vitória-Minas
(Vale/Reprodução)

Do interior mineiro ao litoral capixaba

Os trens contam com vagões executivos e econômicos, todos equipados com ar-condicionado, tomadas elétricas e poltronas reclináveis. O serviço inclui lanchonete e restaurante a bordo, com pratos e lanches sendo vendidos durante a viagem.

Os valores das passagens custam R$ 81 na classe econômica e R$ 116 na executiva  Dentro desse valor, os passageiros podem levar gratuitamente uma mala de até 32 kg e uma bolsa de mão.

O trem é um elo entre Minas Gerais e o Espírito Santo, conectando cidades pequenas, paisagens de montanha e trechos que margeiam o Rio Doce. A inclusão de Itabira – cidade histórica conhecida pela mineração – reforça esse papel de integração regional e amplia as possibilidades para quem prefere viajar com tranquilidade, sem enfrentar o trânsito das estradas durante a noite.

O lançamento do trem noturno promete atrair tanto quem viaja por necessidade quanto os passageiros que embarcam pelo prazer da experiência ferroviária. A VT já contou como funciona essa jornada de 13 horas entre Belo Horizonte e Cariacica. Confira aqui como é viajar a bordo do trem.

Fonte: viagemeturismo

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.