A possível “trégua” na guerra comercial entre os Estados Unidos e a China movimentaram o mercado do algodão. As cotações, embora nada tenha sido anunciado oficialmente sobre as negociações entre as duas potencias, atingiram os maiores níveis desde dezembro de 2024 na bolsa de Nova York.
As informações constam no Boletim de Inteligência de Mercado Abrapa desta sexta-feira (25).
Confira os destaques trazidos pelo Boletim de Inteligência de Mercado Abrapa:
Algodão em NY – O contrato Jul/25 fechou nesta quinta 24/abr cotado a 67,17 U$c/lp (+3,0% vs. 17/abr). O contrato Dez/25 fechou em 70,37 U$c/lp (+2,8% vs. 17/abr).
Basis Ásia – Basis médio do algodão brasileiro posto Leste da Ásia: 925 pts para embarque Abr/Mai-25 (Middling 1-1/8″ (31-3-36), fonte Cotlook 24/abr/25).
Altistas 1 – O presidente Trump comentou recentemente sobre a tarifa de 145% imposta às importações da China, dizendo que a taxa “será reduzida substancialmente”, embora “não chegará a zero”.
Altistas 2 – Além disso, o Secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, afirmou que o atual impasse tarifário com a China é “insustentável”, reforçando a expectativa de uma possível trégua na guerra comercial.
Altistas 3 – Investidores reagiram com otimismo à possibilidade de redução de tensões entre as duas maiores economias do mundo.
Baixistas 1 – A China negou oficialmente que haja negociações em andamento . O Ministério das Relações Exteriores do país classificou as notícias sobre um acordo como “fake news”.
Baixistas 2 – Apesar da negação, o governo chinês estaria estudando a possibilidade de isentar alguns produtos dos EUA de suas tarifas, como equipamentos médicos e produtos químicos — o que pode ser interpretado como um gesto de aproximação .
Baixistas 3 – A maior preocupação do setor continua sendo entender como lidar com os efeitos do “tarifaço” sobre o comércio de têxteis e vestuário para o maior mercado consumidor do mundo.
EUA 1 – Chuvas beneficiaram lavouras nas regiões do Delta e no estado do Texas, melhorando os níveis de umidade do solo, embora mais precipitação ainda seja necessária em algumas áreas do Texas.
EUA 2 – Em 20 de abril, a semeadura de algodão nos EUA foi registrada no mesmo nível da média de cinco anos: 11% . Na Califórnia, o ritmo avançou 20 pontos percentuais e no Arizona, 12 pp. No Texas, o índice é de 16%.
China 1 – A área plantada com algodão em 2025 será de 2,917 milhões ha , conforme pesquisa divulgada pelo Cncotton. Confirmando-se, será um aumento anual de 1,5% .
China 2 – Com o plantio de algodão atingindo 90% nesta semana, a BCO registra um avanço de 24 pontos percentuais em relação à semana anterior. No sul da China, o índice chegou a 93%.
Índia – EUA e Índia discutem acordo comercial para expansão de mercado para 19 categorias de produtos e servidos, incluindo bens agrícolas, e-commerce, armazenamento de dados e minerais.
Bangladesh 1 – A Bangladesh Textile Mills Association (BTMA) formalizou ao National Cotton Council of America (NCCA) o pedido de isenção total sobre a exportação de roupas e produtos feitos com algodão norte-americano .
Bangladesh 2 – Para mostrar que priorizará as relações com os EUA, a BTMA anunciou que criará um armazém exclusivo para a pluma norte-americana.
Indonésia – A Indonésia também busca acordo com os EUA. Empresários têxteis indonésios e representantes da Cotton USA se reuniram e apoiam a decisão do governo da Indonésia de negociar com os EUA , em vez de retaliar pelas tarifas de importação.
Europa 1 – A semana foi marcada por uma extensa agenda de trabalho da Abrapa na Europa . Em pauta, a defesa do algodão na matriz têxtil mundial e a ampliação do consumo de algodão Brasileiro pelas principais marcas globais.
Europa 2 – O Reino Unido e a Europa compõem o maior mercado importador mundial de roupas e confecções , sendo sede das principais marcas mundiais. Um dos assuntos tratados foi a nova legislação europeia sobre importação de produtos.
Europa 3 – Além disso, a comitiva participou também de encontro promovido pela Apex, MRE e Mapa na Polônia com representantes das embaixadas Brasileiras em 12 países da Europa sobre estratégias de mercado para a região.
Europa 4 – A comitiva brasileira foi composta por dez representantes da Abrapa, Anea, Abapa e Ampa , que participou de agendas em Londres (Inglaterra) e Bruxelas (Bélgica).
Europa 5 – Entre as organizações visitadas, estão Textile Exchange, Make The Label Count (MTLC), Better Cotton e International Cotton Advisory Committee (ICAC) , organizações da União Europeia – além da embaixada brasileira em Londres e em Bruxelas.
Microplásticos 1 – A reciclagem química de poliéster com resíduos têxteis pode liberar quantidades significativas de microplásticos no ambiente, alertou pesquisa feita na Austrália divulgada nesta quarta (23).
Microplásticos 2 – O estudo, intitulado “Textile Recycling’s Hidden Problem”, foi desenvolvido pela Universidade de Newcastle, Australian Cotton Research Institute e Cotton Research and Development Corporation : https://bit.ly/abrapa250425
Brasil – Exportações – As exportações brasileiras de algodão somaram 154,3 mil toneladas nas três primeiras semanas de abril. A média diária de embarque é 8,2% superior que a registrada no mesmo mês de 2024.
Preços do Algodão – Consulte tabela abaixo:

Clique aqui, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Dia de Ajudar Mato Grosso e receba notícias em tempo real.
Fonte: canalrural