Tecnologia

Transpetro economiza R$ 1 milhão por inspeção utilizando drones: um avanço tecnológico na indústria naval

2025 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

A Transpetro, braço logístico da Petrobras, adotou uma tecnologia inédita no Brasil para realizar inspeções obrigatórias em navios petroleiros: o uso de drones. A inovação permite vistoriar tanques de carga que transportam óleo com maior agilidade, segurança e precisão. O resultado é uma economia que pode chegar a R$ 1 milhão por operação, devido à redução no tempo de inatividade das embarcações.

O primeiro navio a passar por esse novo processo foi o petroleiro João Cândido, na Baía de Guanabara (RJ), com certificação concedida pela American Bureau of Shipping (ABS), referência internacional em segurança marítima.

Os drones utilizados são equipados com câmeras de alta resolução e tecnologia de ultrassom, capazes de acessar áreas complexas como tanques, cascos e dutos. Eles avaliam a espessura do chapeamento e identificam possíveis corrosões ou trincas, permitindo ações de manutenção preventiva ou corretiva. Todos os dados são transmitidos em tempo real para especialistas, garantindo acompanhamento preciso da vistoria.

Na comparação com o método tradicional — que envolve andaimes, botes ou alpinistas industriais e leva cerca de uma semana —, a nova abordagem reduz o tempo para três a quatro dias. Isso representa não apenas ganhos operacionais, mas também maior segurança para os trabalhadores, já que elimina a necessidade de entrar em espaços confinados.

Segundo o diretor de Transporte Marítimo da Transpetro, Jones Soares, a certificação com drones marca um novo padrão de inspeção no setor naval brasileiro. Além de garantir o cumprimento de normas internacionais, facilita operações em portos exigentes quanto à documentação técnica.

Com o sucesso do teste, a empresa pretende aplicar a técnica em outros 14 dos 33 navios com certificação da ABS e planeja expandir a prática para toda a frota. A próxima vistoria com drone já está prevista para o petroleiro Zumbi dos Palmares, em 2026.

A Transpetro, maior subsidiária da Petrobras, opera 48 terminais e cerca de 8,5 mil quilômetros de dutos. É considerada a principal companhia de logística multimodal de petróleo e biocombustíveis da América Latina.

Fonte: cenariomt

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.