Uma operação da Polícia Militar do Rio de Janeiro resultou em forte reação de traficantes na Ilha do Governador, zona norte da capital, nesta segunda-feira (18). Ao menos 12 ônibus foram sequestrados e usados como barricadas, e um veículo acabou incendiado. Durante a ação, dez pessoas foram detidas, incluindo dois adolescentes.
Policiais do 17º Batalhão, com apoio do 22º e 3º BPMs, realizavam operação no Morro do Dendê para retirar barreiras impostas por criminosos. No local, foram apreendidos quatro fuzis, três granadas, rádios transmissores e drogas. Quatro homens foram presos durante a ofensiva.
Em retaliação, criminosos tomaram veículos em diferentes pontos, como a Avenida Paranapuam e as estradas do Dendê e da Cacuia. O Sindicato Rio Ônibus informou que passageiros e motoristas foram liberados, mas os veículos ficaram abandonados nas ruas. Equipes do Batalhão de Choque prenderam outros quatro homens e apreenderam dois adolescentes que atacavam coletivos com pedras.
Segundo o Rio Ônibus, o veículo incendiado atendia a linha 921 (Ribeira x Bancários). Apenas em 2025, já foram registrados 99 ônibus sequestrados e três incendiados. Dezenove linhas tiveram a circulação prejudicada nesta segunda-feira. Em nota, o sindicato voltou a cobrar medidas urgentes das autoridades de segurança.
A lista de veículos usados como barricada inclui coletivos das linhas 326, 696, 2344, 323, 328, 635 e 910, todos pertencentes à frota municipal.
Apesar da tensão, a Secretaria Municipal de Saúde garantiu que quatro unidades da região mantêm atendimento normal, com exceção de atividades externas como visitas domiciliares. Já as escolas municipais no Dendê funcionaram regularmente.
Fonte: cenariomt